play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade assina Termo de Cooperação Técnica com o Canadá

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade assina Termo de Cooperação Técnica com o Canadá
Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade assina Termo de Cooperação Técnica com o Canadá

O titular da pasta, Bernardo Rossi e a ministra das Relações Internacionais de Quebec, fecharam parceria para investimentos nas áreas de preservação ambiental e créditos de carbono

Na manhã desta terça-feira, (21/05), o Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Bernardo Rossi participou da cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Brasil e Quebec (Canadá). O evento contou a participação da Ministra de Relações Internacionais da Francófona do Québec, Martine Biron, do chefe da Casa Civil, Nicola Miccione da secretária de Cultura, Daniele Barros e da subsecretária de mudanças do clima e conservação da biodiversidade, Marie Ikemoto.

O chefe da Casa Civil, Nicola Miccione abriu a fala enaltecendo o pioneirismo do país norte-americano no uso de tecnologias sustentáveis e inovadoras e por fomentar pesquisas científicas que possibilitam as boas práticas ambientais à vida dos cidadãos.  Miccione citou a Plataforma de Ativos Ambientais, que funciona como uma bolsa de valores para compra e venda de créditos de carbono e outros ativos ambientais.

— É fundamental que o estado do Rio de Janeiro estreite relações com outros estados como o Governo de Quebec, e nesse sentido temos aí um importante programa de proteção dos recursos naturais, a Plataforma de Ativos Ambientais, que vai muito além da transferência de renda, é uma política fundamental no desenvolvimento sustentável

Ainda durante a assinatura, Rossi anunciou que a Seas está em fase de implantação do Centro de Monitoramento e Prevenção a Desastres Ambientais, falou da calamidade por contas das chuvas no Rio Grande do Sul e relembrou, com pesar às vítimas de Petrópolis de alguns anos atrás. Também frisou a importância de ações e políticas ambientais efetivas e reafirmou o compromisso da sua pasta em atuar de forma efetiva na preservação e conservação de todos os recursos naturais e no enfrentamento às mudanças climáticas, destacando as ações já realizadas.

— Trabalhamos incansavelmente na limpeza dos rios e canais, na restauração florestal da mata Atlântica, assim como intensificamos as fiscalizações em áreas protegidas. Retomamos o Fórum de mudanças climáticas, isso sem contar que, diminuímos significativamente os indicadores de desmatamento no estado. Ou seja, o Rio foi um dos estados que menos desmatou no país. Estamos focados em aprender em como desenvolver um mercado carbono, no qual Quebec é referência mundial e que vem operando deste 2014, além de utilizar esses recursos de forma limpa e sustentável, explicou Bernardo Rossi.