play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea participam de debate sobre esporte e sustentabilidade

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea participam de debate sobre esporte e sustentabilidade
Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea participam de debate sobre esporte e sustentabilidade

O encontro mostrou como os dois temas podem estar ligados em prol do meio ambiente

Na última segunda-feira (13/5), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), participaram do encontro “Esporte pela Sustentabilidade”. O evento realizado na Casa G20, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, teve como objetivo reunir organizações da sociedade civil e entidades esportivas para debater a integração entre esporte e ações voltadas à preservação ambiental, abordando também os impactos das mudanças climáticas em todo o mundo. 

– Juntos podemos marcar um gol pelo meio ambiente, aproveitando o potencial transformador do esporte para que mais ações sejam incentivadas, alinhadas com os ODS e a Agenda 2030. Precisamos unir todos os esforços em prol de pautas verdes – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. 

O encontro, que é parte da estratégia de Juventude e Sustentabilidade da secretaria, contou com a participação do diretor da Count Us In, Eric Levine, responsável pelo Green Football Weekend, festival que envolve clubes de futebol da liga inglesa em ações de combate às mudanças climáticas.

– A ideia é utilizar o futebol como ferramenta para promover a conscientização ambiental. O objetivo era envolver o maior número possível de pessoas nessa iniciativa, contando com a participação de escolas e da sociedade – destacou Levine, que apresentou como exemplo projetos de conservação ambiental realizados por times britânicos, incluindo campanhas para incentivar hábitos alimentares saudáveis e a redução do desperdício de comida. 

O diretor também aproveitou a oportunidade para debater sobre como o que foi realizado no Reino Unido pode ser adaptado e implementado no Brasil, envolvendo clubes de futebol e outros esportes.

Ao final do encontro, grupos debateram soluções por meio do esporte para enfrentar os desafios ambientais, tentando trazer estratégias sobre quais hábitos podem ser mantidos, mudados ou inseridos no nosso dia a dia.