play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente e Inea participam do lançamento das recomendações para a Estratégia Estadual de Enfrentamento ao Lixo no Mar

Secretaria de Estado do Ambiente e Inea participam do lançamento das recomendações para a Estratégia Estadual de Enfrentamento ao Lixo no Mar
Secretaria de Estado do Ambiente e Inea participam do lançamento das recomendações para a Estratégia Estadual de Enfrentamento ao Lixo no Mar

Documento apresentado no evento contou com apoio dos órgãos ambientais estaduais

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram hoje (3/5) da apresentação do Documento de Recomendações para a Estratégia Estadual de Enfrentamento ao Lixo no Mar no Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã, localizado no Centro do Rio. O trabalho, finalizado em março pela Universidade Estadual de São Paulo (USP) e pela Rede Oceano Limpo, levou dois anos para ser construído e contou com o apoio dos órgãos ambientais estaduais.

As recomendações são fruto dos diálogos com a sociedade civil e da articulação com o Governo do Estado. O documento busca fortalecer iniciativas para o combate ao lixo no mar no estado e capacitar o corpo técnico da gestão pública para monitorar e combater a poluição por lixo no território.

Entre as peças-chaves para a elaboração do documento estão as unidades de conservação estaduais, levando em consideração que essas áreas são destinadas à proteção do ambiente e da biodiversidade. O Inea administra 14 unidades de conservação costeiras e marinhas, que desempenham um papel fundamental no enfrentamento ao lixo no mar com ações de educação ambiental, pesquisa, gestão dos resíduos sólidos e limpeza de praias, entre outros.

– Como presidente do Inea, fico muito feliz com esse esforço coletivo para construir estruturas e criar oportunidades para a conservação dos nossos ambientes costeiros e marinhos – afirmou o presidente do Inea, Renato Jordão.

O projeto constituiu um Grupo de Trabalho de Lixo no Mar (GT Lixo no Mar), instituído em outubro de 2023 entre a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e Inea, para promover a internalização e fortalecimento das ações e políticas públicas no tema. Assim, o documento estruturado em 6 eixos e com 32 ações servirá de diretriz para o estabelecimento de uma estratégia estadual, que já está em elaboração.

– Estamos recebendo essas recomendações que estão vindo de uma série de pessoas, instituições, sociedade civil, academia e iniciativa privada. Então isso pra gente vai ser um grande incentivo para a criação da Estratégia Estadual de Enfrentamento ao Lixo no Mar – pontuou a subsecretária de Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Seas, Ana Asti.

Acesse aqui o documento com as Recomendações Para a Estratégia Estadual de Enfretamento ao Lixo do Mar no Rio de Janeiro.