play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Governo do Estado atua com 730 máquinas nos municípios afetados pelas chuvas

Governo do Estado atua com 730 máquinas nos municípios afetados pelas chuvas
730 equipamentos do governo estadual em operação pelo Rio de Janeiro

Equipamentos das Secretarias do Ambiente, Infraestrutura e Cidades trabalham para devolver normalidade à rotina dos fluminenses


Do planejamento ao operacional, a missão determinada pelo governador Cláudio Castro era clara: minimizar os transtornos e garantir a mobilidade para que não faltasse o socorro necessário às cidades atingidas pelas chuvas. Para isso, desde as primeiras horas de sexta-feira (22), o Governo do Estado contou com a mobilização de 730 máquinas que fazem parte dos trabalhos executados pelas Secretarias do Ambiente e Sustentabilidade, das Cidades e a de Infraestrutura e Obras Públicas. Retroescavadeiras, caminhões pipa e muitos outros equipamentos foram fundamentais para garantir a limpeza de rio, desobstrução de ruas e até abastecimento de água em unidade hospitalar.

 - O bem estar das pessoas é a minha prioridade. Neste fim de semana, nosso principal trabalho foi garantir a trafegabilidade e o deslocamento dos moradores e das equipes que operam para recuperar as localidades. Priorizamos as ações emergenciais e, a partir desta segunda-feira (25), começaremos a apoiar os projetos de recuperação das cidades - disse Castro.

Atuantes sob o comando do governador, os secretários das pastas acompanharam as operações diretamente nas cidades. Em Petrópolis, Região Serrana, município com maior registro de chuvas em 72 horas, o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, fiscalizou as limpezas, desobstrução de ruas e resgate de pessoas em diversos bairros. Na Região Metropolitana, entre os equipamentos disponibilizados pelo secretário das Cidades, Douglas Ruas, estava o caminhão pipa que abasteceu o Hospital Municipal e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeiras de Macacu. No Norte Fluminense, o secretário de Infraestrutura e Obras, Uruan Andrade, esteve em Bom Jesus do Itabapoana, apurando as demandas da cidade, para apoio nas ações que serão realizadas após as chuvas.

Por todo o estado

Escavadeiras, guindastes, retroescavadeiras, caminhões basculantes, caminhões pipas e tratores estão entre os 730 equipamentos distribuídos em todas as regiões do estado. Teresópolis, Bom Jesus de Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nilópolis, Belford Roxo, Duque de Caxias e diversas outras cidades com registros superiores a 200 mm de chuvas em 72h foram as primeiras a receber o socorro estadual.

Dos 21 maquinários enviados a Belford Roxo e Duque de Caxias, por exemplo, 14 eram bombas para agilizar o escoamento das águas, otimizando a drenagem dos rios. Neste domingo (24), mais de seis rodovias estaduais contaram com equipes trabalhando na remoção de árvores e barreiras que caíram nas pistas, devolvendo a normalidade ao trânsito.

O Governo do Estado segue atuante para que a população tenha sua rotina normalizada o mais rápido possível. A população afetada pelas chuvas também conta com o atendimento que já está sendo dado pela Assitência Social e pela Defesa Civil estadual. A recomendação é para que não haja deslocamentos pelas cidades e em casos de emergências acionar equipes do Corpo de Bombeiros, através do 193