play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Seas inaugura Agência de Coleta Seletiva no Santuário da Penha

Seas inaugura Agência de Coleta Seletiva no Santuário da Penha
Seas inaugura Agência de Coleta Seletiva no Santuário da Penha

Local funcionará para recebimento e triagem de resíduos sólidos recicláveis

 

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), em parceria com a Associação de Recicladores do Estado do Rio de Janeiro (Arerj) e com a Plastic Bank, inaugurou, nesta terça-feira (24/5), a Agência de Coleta Seletiva do Santuário da Penha, na Zona Norte da capital. Além de funcionar como local de recebimento e triagem dos materiais recicláveis, a iniciativa adotará a ECCOS, moeda social que permite a troca de resíduos por créditos que podem ser convertidos em compras de produtos na rede de comércio credenciada.

 

Localizada na subida do Santuário da Penha, a agência auxiliará no fomento e no fortalecimento da cadeia produtiva de reciclagem na região. O evento de lançamento acontece em meio às comemorações do Mês Mundial da Reciclagem e da Semana Laudato Sí, encíclica papal que tem por objetivo a conscientização pelo cuidado com o planeta e pelas mudanças emergenciais que os povos precisam ter com relação à crise climática.

 

“Tudo precisa partir da educação, da conscientização de que a reciclagem e locais como este são necessários para a população. Resíduos não são lixo, são oportunidades. A secretaria continua de portas abertas para parcerias que permitam a abertura de novas agências pelo estado”, afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, José Ricardo Brito.

 

Estiveram presentes também na inauguração a subsecretária de Estado de Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Ana Asti, o presidente da Arerj, Edson Freitas e o coordenador do Plasticbank, Anderson Freitas, além de diversos catadores de recicláveis e representantes de entidades parceiras, como a Comlurb.

 

Cooperativa Rocinha Recicla começa a operar

 

Já na semana passada, a Seas inaugurou a cooperativa Rocinha Recicla, centro de reciclagem que irá gerar renda para moradores e diminuir o impacto ambiental na comunidade localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Além disso, um novo projeto está em trâmite na pasta ambiental para viabilizar o novo Polo de Reciclagem. A construção, que deve acontecer em terreno localizado em São Conrado, irá estabelecer um ponto de encontro e de trabalho para os catadores locais, além de ser um centro de recepção de resíduos de outras fontes, com capacidade de triagem, prensagem e estocagem.

 

Imagem removida.   Imagem removida.   Imagem removida.