play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e ANP interditam posto de gasolina irregular em Brás de Pina

Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e ANP interditam posto de gasolina irregular em Brás de Pina
Local comercializava gasolina com 83% de etanol anidro. Permitido por lei é de somente 27%

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) interditaram um posto de gasolina em Brás de Pina, Zona Norte do Rio, neste sábado (24/5). Os agentes identificaram irregularidades na gasolina e, durante a análise, constataram 83% de etanol anidro, sendo o permitido por lei de somente 27%. O local foi devidamente lacrado e o gerente do empreendimento e dois frentistas foram encaminhados para a delegacia.

– Ações como essa reforçam a importância do trabalho coletivo e o compromisso dos órgãos ambientais e reguladores no combate a atividades que colocam em risco a segurança da população – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Além da comercialização de gasolina fora das conformidades, misturada com o etanol nas bombas subterrâneas, o posto também não apresentava instrumentos para análise da qualidade do combustível, como provetas e termômetros. Os itens devem, por lei, serem disponibilizados para os consumidores como forma de garantia da qualidade do produto. A ANP irá proceder com os procedimentos administrativos e no descarte regular do material e a Polícia Civil seguirá com a investigação.

O alto teor de etanol anidro na gasolina não só prejudica financeiramente o consumidor, pois consome mais, como também pode causar impactos em carros à gasolina, já que não é compatível com a substância.