Secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi visita obras do Limpa Rio, em Volta Redonda
Desassoreamentos dos Córregos Três Poços e Brandão estão em pleno andamento
A Comitiva formada pelo Secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, presidente do Inea, Renato Jordão, deputado estadual, Munir Netto, prefeito de Volta Redonda Francisco Neto e técnicos do órgão ambiental participaram na manhã desta quinta-feira (7/11) de uma visita às obras do Limpa Rio, no Córrego Três Poços e Córrego Brandão. A iniciativa abrange os serviços de limpeza e desassoreamento de rios e canais.
De acordo com Bernardo Rossi, a expectativa é despoluir em 100 % essas áreas, garantindo um ambiente equilibrado e saudável aos moradores.
- O Limpa Rio é um programa que vem recuperando várias áreas lagunares do estado do Rio. A visita de hoje aqui é também para anunciar que estamos em processo de estudos para viabilizar o Limpa Rio Margens, outro grande projeto que visa recuperar e preservar espaços públicos às margens de rios – disse.
Sobre o Limpa Rio
O Limpa Rio, lançado em 2020, é um programa voltado para a limpeza e desassoreamento de rios, córregos e lagos. A retirada de lixo e detritos durante o período de estiagem melhora as condições dos rios, reduzindo a ocorrência de alagamentos durante os temporais de verão. Para 2024, estão previstos investimentos de R$ 250 milhões para a iniciativa.
Ao todo, 85 municípios foram atendidos nos últimos dois anos pelo projeto que retirou toneladas de sedimentos de 635 corpos hídricos do estado. Um grupo especial atua dentro de comunidades, removendo manualmente o lixo que o maquinário pesado não consegue acessar.