COP-16: Rio de Janeiro celebra coalizão internacional para ampliação de áreas protegidas
Durante painel de governos subnacionais, estado aderiu ao High Ambition Coalition for Nature and People
Nesta quinta-feira (24/8), durante a COP-16, na Colômbia, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, celebrou a adesão do Rio de Janeiro à High Ambition Coalition for Nature and People (HAC for N&P). A coalizão, criada em 2021, é um grupo intergovernamental de 120 países, presidido pela França e Costa Rica, e unidos pela meta internacional de ajudar o planeta a transformar 30% das terras, mares e águas doces do mundo em áreas protegidas.
– O Estado do Rio de Janeiro tem grande experiência e importantes avanços na gestão de áreas protegidas, o que motivou o convite para adesão à Força Tarefa da HAC for N&P. Cerca de 30% das áreas terrestres e 10% das áreas marinhas fluminenses são protegidas por quase 670 Unidades de Conservação municipais, estaduais e federais – afirmou o secretário Bernardo Rossi.
Na última COP de Biodiversidade, a High Ambition Coalition for Nature and People lançou a Força-Tarefa de Governos Subnacionais, sob a liderança da Califórnia e Quebec, e participação de São Paulo, Campeche, Wales, Scotland, Catalonia e Ile-de-France. Na COP 16, foi anunciada a adesão do Governo do Estado do Rio de Janeiro como novo membro da Força Tarefa de Governos Subnacionais.
A Força-Tarefa tem sido um espaço para a construção de parcerias e troca de conhecimentos sobre o cumprimento da meta internacional de ajudar o planeta a transformar 30% das terras, mares e águas doces do mundo em áreas protegidas, a chamada Meta 30 x 30, estabelecida na última Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP 15), em 2022, em Montreal, Canadá.