COP-16: Estado do Rio de Janeiro lança Portal da Biodiversidade para fortalecer a conservação ambiental
A plataforma inovadora reúne informações essenciais sobre a fauna, flora e ecossistemas do território fluminense
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou ontem (28/10), durante a COP-16, o Portal da Biodiversidade, uma plataforma digital inovadora que reúne informações essenciais sobre a fauna, flora e ecossistemas do estado. Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e Inea, o portal, que será constantemente atualizado, permite o acesso a dados geoespaciais, mapas interativos e informações atualizadas sobre áreas de conservação, espécies ameaçadas e indicadores ambientais. O objetivo é fornecer suporte técnico e científico para a tomada de decisões, tanto para gestores públicos, quanto para a sociedade civil, além de divulgar espécies endêmicas e ameaçadas.
– O Portal da Biodiversidade é um marco na gestão ambiental do Estado, oferecendo uma ferramenta moderna e acessível para promover a transparência e o compartilhamento de informações estratégicas para a preservação dos nossos recursos naturais. Lançá-lo durante a COP de Biodiversidade fortalece nosso papel nas discussões globais sobre o futuro da conservação – pontuou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Com a novidade, o Estado do Rio de Janeiro avança no cumprimento de objetivos fundamentais como o fortalecimento de áreas protegidas, a redução da perda de habitats naturais e a promoção de uma gestão sustentável dos recursos naturais.
O portal foi desenvolvido como parte da Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade (EPAEB-RJ) pela Subsecretaria de Conservação da Biodiversidade e Mudanças do Clima, e visa atender o compromisso do estado do Rio de Janeiro com a conservação da biodiversidade. A plataforma atende ainda às diretrizes do Marco Global de Kunming-Montreal, que estabelece metas ambiciosas para reverter a perda de biodiversidade até 2030.
Para acessar a nova ferramenta desenvolvida pela Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade (Subclim), por meio da Superintendência de Gestão Ecossistêmica, e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Gerência de Publicações e Acervo Técnico (Gerpat) e da Gerência de Tecnologia (Gertec), clique aqui.
Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade – EPAEB
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, anunciou ainda o lançamento do Documento Base da Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade (EPAEB-RJ). O Rio de Janeiro foi um dos primeiros estados brasileiros a apresentar avanços significativos na implementação da Convenção sobre a Diversidade Biológica em seu território com o lançamento do documento, construído com a coordenação da Secretaria de Estado do Ambiente e do Inea e com a realização de oficinas participativas para ouvir representantes da secretaria e Inea, de outros setores do governo, sociedade civil e academia.
O documento apresenta um panorama resumido da biodiversidade fluminense, as principais políticas públicas relacionadas à conservação, o processo de construção do documento e uma estratégia preliminar que contém a visão para 2030, a missão para 2050 e os objetivos estratégicos associados às linhas de ação, para a discussão em reuniões com colaboradores, oficinas intersetoriais e em consulta pública.
O desenvolvimento da metodologia e a realização das oficinas contou com o apoio técnico e financeiro da The Nature Conservancy (TNC). Considerando o pioneirismo da iniciativa, espera-se que a experiência fluminense possa incentivar e inspirar os demais estados brasileiros a avançarem na implementação e alcance das metas do Marco Global de Kunming-Montreal em seus territórios.
Conheça o Documento Base da Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade (EPAEB-RJ) aqui.