Centros Estaduais de Pesquisa

A reestruturação e a modernização institucional da PESAGRO-RIO e a necessidade de redirecionamento e de ganho de eficiência permanente dos projetos de pesquisa levaram a diretoria da empresa a transformar suas estações e campos experimentais em Centros Estaduais de Pesquisa, de vocação e atuação especializada nos segmentos produtivo agropecuário e agroindustrial, de alimentos e de sanidade animal e vegetal.

Com a aprovação do Conselho de Administração, foram criados o Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos, em Campos dos Goytacazes; o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, em Itaocara; o Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica, em Seropédica; o Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura, em Nova Friburgo; o Centro Estadual de Pesquisa em Desenvolvimento Rural Sustentável, em Macaé; o Centro Estadual de Pesquisa em Agroflorestas, em Silva Jardim; e, em Niterói, onde também está localizada a sede da empresa, o Centro Estadual de Pesquisa em Sanidade Animal e o Centro Estadual de Pesquisa em Qualidade de Alimentos.

 

Mapa dos Centros de Pesquisa

 

 Centros de Pesquisa

Situado em tradicional região produtora de citros e ocupando área de 160 hectares, o Campo Experimental de Silva Jardim foi, durante 30 anos, vinculado à Estação Experimental de Macaé.

A partir de 2010, com a reestruturação e modernização institucional da Pesagro-Rio, foi transformado em Centro Estadual de Pesquisa em Agroflorestas, com vistas a atender à necessidade de recuperação de áreas degradadas, à implantação de sistemas agroflorestais e agrossilvopastoris e à revitalização da heveicultura fluminense.

O Centro de Pesquisa ainda mantém, no entanto, coleções de materiais genéticos de citros, introduzindo, constantemente, novas variedades e cultivares atuais. Também são mantidas coleções de goiabeira, gravioleira, jabuticabeira, jaqueira, lichieira, macadâmia, mangueira, pessegueiro e uvaieira, com as quais são realizados estudos e pesquisas que levam à indicação de cultivares mais apropriadas para a diversificação de culturas.

Pesquisador

Aldo Bezerra de Oliveira

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1970), com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1976). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1977. Desenvolve projetos de Pesquisa e Desenvolvimento para a revitalização da Heveicultura no Estado do Rio de Janeiro e formação de florestas sustentáveis em áreas degradadas nas comunidades rurais do Estado do Rio de Janeiro a partir da produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, em associação com fruteiras e outras exóticas não invasoras, em área de restauração florestal no Rio de Janeiro.

 

CEPAAR

A Estação Experimental de Campos foi criada em 1913, incorporando-se à Pesagro-Rio a partir de 1976, com o objetivo principal de promover a diversificação agropecuária das regiões Norte, Noroeste e Baixadas Litorâneas.

Reconhecida como polo estadual de pesquisa em agroenergia, a partir da reestruturação e modernização institucional da Pesagro-Rio, foi transformada em Centro Estadual de Pesquisa em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos.

A grande tradição em pesquisa vem desde a sua fundação, quando pertencente ao Ministério da Agricultura, com atividades voltadas exclusivamente à pesquisa da cana-de-açúcar. Naquele período, foram desenvolvidas as variedades do grupo CB, destacando-se a CB 45-3, que chegou a ser cultivada em 80% da área canavieira do Brasil, sendo introduzida, também, em diversos países, como Estados Unidos, Iraque, Irã, Austrália e Havaí, entre outros.

Além da cana-de-açúcar, desde a sua incorporação à Pesagro-Rio, o centro de pesquisa desenvolve pesquisas com grãos (arroz, feijão e milho) e olericultura, além de produzir sementes e mudas.

Pesquisadores

Benedito Fernandes de Souza Filho

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1972), com mestrado em Fitopatologia pela Mississipi State University - USA (1976). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1978, atuando principalmente na seleção e indicação de cultivares de feijão adaptadas às condições do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve, ainda, estudos relacionados à recuperação de pastagens degradadas.

José Márcio Ferreira

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com mestrado em Agronomia (Horticultura) pela mesma Universidade. É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1981, atuando nas áreas de horticultura e oleaginosas, dedicando-se, atualmente à produção de mudas de hortaliças em estufas.

Lúcia Valentini

Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal de Lavras (1977), com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1986). É pesquisadora da Pesagro-Rio desde 1978, atuando na área de fitotecnia. Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas com a cultura do milho (manejo e tratos culturais), principalmente para o segmento da agricultura familiar.

Silvino Amorim Neto

Engenheiro Agrônomo, graduado pela Escola Superior de Agricultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1967), com mestrado em Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Pelotas (1976). É pesquisador da Pesagro-Rio desde 1978, desenvolvendo pesquisas para a seleção e recomendação de cultivares de arroz mais produtivas e adaptadas às condições do estado.