Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – CEPDPL
Itaocara

Localizado no município de Itaocara, região Noroeste Fluminense, o Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira ocupa área de 300 hectares, que inclui duas ilhas no rio Paraíba do Sul.

Ainda hoje conhecido como antigo Campo de Sementes, o órgão compõe a estrutura da Pesagro-Rio desde 1977, inicialmente como Campo Experimental e, posteriormente, como Estação Experimental de Itaocara.

Mantém convênio com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF e com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRJ, que utilizam as suas instalações para atividades de pesquisa e para o desenvolvimento de trabalhos de tese de mestrado e doutorado.

Desde 2004, abriga o Projeto Piabanha, que trabalha com pescadores profissionais e comunidades ribeirinhas para recuperar a integridade ambiental e os peixes nativos em processo de extinção da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.

A partir de 2010, transformou-se no atual Centro Estadual de Pesquisa e Desenvolvimento da Pecuária Leiteira.

Pesquisador

Agostinho Jorge dos Reis Camargo

Médico-Veterinário graduado pela Universidade Federal Fluminense (1979) com mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução Animal e Biotecnologia, atuando, principalmente, nos seguintes temas: sistemas de produção de leite, manejo e reprodução de gado leiteiro e produção in vitro de embriões bovinos.

▪ Localização do Centro de Pesquisa: Antigo Campo de Sementes, s/nº - 28570-000 - Itaocara – RJ