A produção de mudas de bananeiras micropropagadas em laboratório e resistentes às doenças é um cuidado essencial para garantir a segurança na instalação de novos bananais.
Grande parte das bananeiras plantadas por pequenos produtores no Estado do Rio de Janeiro tornam-se improdutivas no decorrer dos anos, devido, principalmente, às doenças. O uso de mudas resistentes garante o aumento da produção de forma sustentável, tornando baixa ou nula a necessidade de controle químico.
A PESAGRO-RIO produz mudas de bananeiras resistentes com a finalidade de suprir a demanda dos produtores e renovar os bananais das regiões produtoras fluminenses.
As mudas micropropagadas de bananeiras produzidas pela PESAGRO-RIO são resistentes à Sigatoka Negra, doença causada por fungo que acomete as folhas e resulta em cachos pequenos, impróprios para a comercialização. As mudas disponíveis pertencem às cultivares FHIA-1 (Maravilha), Pacovan Ken e Vitória.
A PESAGRO-RIO está buscando novas parcerias para garantir o acesso a novas variedades de interesse para o Estado do Rio de Janeiro.
O Laboratório de Cultura de Tecidos (LCT) do Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica - CEPAO/PESAGRO-RIO está localizado na BR 465, km 07, s/n, Bairro Ecologia, CEP: 23.891-000, Seropédica-RJ.
Responsável pelo LCT: Engenheira Agrônoma Mariella Camargo Rocha - WhatsApp (19) 98190-5887.