FIPERJ participa de evento em celebração ao Dia Internacional da Biodiversidade
No dia 22 de maio, em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) promoveram um evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, reunindo autoridades, técnicos e representantes de diversas instituições ligadas à pauta ambiental.
A FIPERJ foi representada pelo extensionista Hamilton Hissa Pereira, que participou das atividades realizadas ao longo do dia, entre elas o lançamento de duas publicações relevantes para o conhecimento e conservação ambiental no estado:
• Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro
• Conhecendo a Flora Endêmica e Ameaçada de Extinção do ERJ
Durante o evento, foram apresentados os Projetos Estratégicos da SEAS e do INEA voltados à conservação e proteção da biodiversidade, além da entrega simbólica de placas de sinalização e câmeras traps destinadas aos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de apoiar ações de monitoramento e preservação da fauna e flora.
Também foram debatidas propostas para a elaboração da Estratégia e Plano de Ação Estadual para a Biodiversidade (EPAEB-RJ), que visa nortear políticas públicas voltadas ao tema, e apresentadas iniciativas de combate ao desmatamento ilegal no território fluminense.
A participação da FIPERJ reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade, pilares fundamentais para o desenvolvimento equilibrado dos recursos naturais aquáticos e terrestres do estado.