Informe Técnico da FIPERJ (Guia para Autores)
INFORME TÉCNICO DA FIPERJ (ISSN IMPRESSO: 1516-8735)
Editores e área temática:
Marcelo Maia Pereira (Aquicultura); Maria de Fátima Valentim (Extensão); Luana Quintanilha Borde (Pesca)
INTRODUÇÃO
O Informe Técnico da FIPERJ é uma publicação seriada, periódica, semestral, de caráter técnico-científico. Tem como objetivo principal difundir conhecimentos e tecnologias geradas ou adaptadas e outros assuntos técnicos de relevância pela FIPERJ, seus parceiros e outras instituições, para o desenvolvimento da Aquicultura e a Pesca do Estado do Rio de Janeiro.
Trata-se de um importante veículo de orientação e informação para todos os segmentos da aquicultura e pesca, bem como de todas as instituições de pesquisa, universidades, escolas federais e/ou estaduais de ensino da área, produtores rurais, empresários e demais interessados. É peça importante para difusão de conhecimento técnico-científico teórico e prático, devendo, portanto, ser organizada para atender às necessidades de informação de seu público, respeitando sua linha editorial e a prioridade de divulgação de temas resultantes de projetos e programas de pesquisa e de extensão realizados pela FIPERJ e seus parceiros.
A produção do Informe Técnico da FIPERJ seguirá uma pauta e um cronograma previamente estabelecidos pelo Diretoria de Pesquisa e Produção da FIPERJ e pela Comissão Editorial de Publicações deste periódico, conforme demanda do setor de aquicultura e pesca, e em atendimento às diretrizes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a ser publicado previamente a cada edição. Cada edição do Informe técnico da FIPERJ versará sobre um tema específico de importância econômica e social para o Estado do Rio de Janeiro. Do ponto de vista de execução, cada edição terá de um a três dos Editores-técnicos que hoje assinam esse documento, os quais serão responsáveis pela preparação da pauta, seleção dos autores dos artigos e pelo conteúdo da publicação. A primeira edição de retomada do Informe técnico da FIPERJ será, a priori, com a publicação de 10 exemplares impressos, pois o ISSN atual é para publicação física. Cada edição será também disponibilizada de forma digital no site da FIPERJ para ser realizada a transição para ISSN eletrônico, visando o futuro do periódico de formato "on line".
PRAZOS E ENTREGA DOS ARTIGOS
Os autores do Informe Técnico da FIPERJ devem:
- observar os prazos previamente estipulados para a entrega dos trabalhos;
- priorizar o atendimento às dúvidas surgidas levantadas pelo Editor-técnico ao longo da produção do periódico; e
- prezar pela Revisão de Português e pela Normalização.
A não observância a essas normas trará as seguintes implicações:
- trabalhos realizados exclusivamente por autores convidados serão excluídos da edição; e
- os autores da Instituição poderão ter seus trabalhos excluídos ou substituídos, a critério do respectivo Editor-técnico.
O Editor-técnico deverá entregar ao setor de resposável pela publicação da FIPERJ, os originais dos artigos por e-mail, já revisados tecnicamente, 30 dias antes da data prevista para circular o periódico. Não serão aceitos artigos entregues fora desse prazo ou após o início da revisão de português e normalização ao periódico.
O prazo para divulgação de errata expira seis meses após a data de publicação da edição.
ESTRUTURAÇÃO DOS ARTIGOS
Os artigos devem ser enviados por e-mail, seguindo a formatação como consta no INFORMATIVO TÉCNICO FIPERJ e o modelo MODELO INFORME FIPERJ 2025 abaixo.
A equipe de editores coloca-se a disposição para quaisquer duvidas.
Cordialmente,
Marcelo Maia, Maria de Fátima Valentim e Luana Borde.