
Alimentos com a data de validade vencida e sem etiqueta de identificação foram encontrados em mais uma diligência realizada por agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON), desta vez no restaurante Beco do Alemão, na Barra da Tijuca, nesta sexta, 09 de agosto.
Um auto de constatação do fato foi lavrado pelos agentes da SEDCON após encontrarem peças de queijo muçarela sem etiqueta de identificação, empadões de frango fora da validade ou sem identificação, quilos de torresmo, de recheio de goiaba e molho barbecue com a validade vencida. Todos os alimentos foram voluntariamente descartados pelo responsável pelo estabelecimento na presença dos agentes. Um processo administrativo será aberto para apurar as punições a serem aplicadas.
A diligência realizada pelos agentes da SEDCON faz parte do programa Educa Consumidor, que tem o propósito de inibir práticas ilegais nas relações de consumo, realizando visitas para verificar conformidades e inadequações ao Código de Defesa do Consumidor após denúncias de irregularidades.
Os agentes da SEDCON atuam em conjunto com o Procon-RJ e também com a população. O Fala Consumidor é um canal que funciona 24h para atender a população, por telefone, Whatsapp e email, recebendo denúncias, tirando dúvidas e orientando sobre como proceder quanto a problemas nas relações de consumo.