A Ouvidoria do Fundo Único de Previdência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro - RIOPREVIDÊNCIA é uma instância de controle e participação social que atua como um canal de comunicação entre a sociedade, sobretudo nossos beneficiários e a Autarquia, sendo responsável por recepcionar e dar tratamento às manifestações de ouvidoria (denúncias, comunicações de irregularidade, reclamações, elogios, solicitações de providências e sugestões) e aos pedidos de acesso à informação, além de realizar o monitoramento da Transparência Ativa, com o objetivo de fomentar o exercício da cidadania e contribuir para a excelência dos serviços prestados pelo órgão.
No âmbito do RIOPREVIDÊNCIA, a Ouvidoria está vinculada diretamente à Presidência e sua atuação é pautada nos valores da ética, transparência, respeito ao cidadão, eficiência, humanização, excelência no atendimento e sigilo profissional.
A Ouvidoria do RIOPREVIDÊNCIA integra a Rede de Ouvidorias e Transparência do Poder Executivo Estadual, sujeitando-se às orientações normativas, supervisão técnica e monitoramento da Ouvidoria Geral e Transparência do Estado (OGE-RJ), e suas competências estão estabelecidas em nosso Regimento Interno.
Ouvidora Geral: Cíntia Cristina Lourenço
Ouvidora Substituta: Daniela Vargas
Equipe da Ouvidoria: Bettina Romaneli, Oristéia Brito e Lucas Henrique.
Quando recorrer à Ouvidoria?
A Ouvidoria é o canal certo para quando você não se sentir atendido adequadamente pelos serviços do RIOPREVIDÊNCIA. Seja para registrar reclamações, formalizar denúncias, enviar sugestões, elogiar atendimentos ou solicitar pedidos de acesso à informação pública relacionados ao RIOPREVIDÊNCIA, nossa equipe está pronta para receber sua manifestação, analisar seu caso, encaminhá-lo à área responsável pelo tratamento e realizar o monitoramento para que as respostas sejam fornecidas dentro dos prazos estabelecidos por lei.

Como aciono a Ouvidoria?
Em observância ao Decreto nº 48.727/2023, a Ouvidoria do Rioprevidência utiliza o sistema OuvERJ – Sistema Integrado de Ouvidoria e Transparência do Estado do Rio de Janeiro para recepcionar e dar tratamento a manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação.
O acesso ao OuvERJ é realizado utilizando-se CPF e senha cadastrados no GOV.BR.

Confira as solicitações que podem ser feitas à Ouvidoria pelo site:

Você também pode entrar em contato com a Ouvidoria pelos canais abaixo:
Telefone: 2332-5355
E-mail: ouvidoria@rioprevidencia.rj.gov.br
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h (exceto feriados).