Participação da FIPERJ no Encontro Nacional do INCT - Invasões Biológicas em Aracaju

Participação da FIPERJ no Encontro Nacional do INCT - Invasões Biológicas em Aracaju
foto

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) participa, entre os dias 12 e 15 de maio, das atividades do INCT Invasões Biológicas, realizadas em Aracaju (SE).

Representando a FIPERJ, a pesquisadora Ana Carolina Prado-Valladares integra o encontro, que reúne especialistas de diversas regiões do país para discutir estratégias de prevenção, monitoramento e manejo de espécies exóticas invasoras, um dos principais desafios para a conservação da biodiversidade brasileira.

Durante a programação, são debatidos temas como características ecológicas que favorecem processos de invasão biológica, impactos sobre comunidades nativas, construção de bases de dados integradas, rotas de introdução, riscos ecológicos e métodos de controle, manejo e erradicação dessas espécies.

A participação da FIPERJ reforça sua atuação em pesquisas voltadas à conservação da biodiversidade, ao estudo dos ambientes aquáticos continentais, às mudanças climáticas e à gestão de espécies invasoras no estado do Rio de Janeiro e no Brasil.