FIPERJ participa de Visita Técnica do GT Tainha no RJ
A FIPERJ participou das atividades do Grupo de Trabalho da Tainha, formado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que realizou uma série de reuniões técnicas no Estado do Rio de Janeiro para discutir os estoques da espécie e possíveis medidas de preservação.
Além da pauta sobre a tainha, os encontros também foram uma oportunidade para ouvir as comunidades pesqueiras sobre outras demandas relacionadas aos dois ministérios.
No dia 12 de agosto, a reunião aconteceu em São Pedro da Aldeia, na Praia da Pitória, na sede da Associação de Pescadores Artesanais de São Pedro da Aldeia (APASLA), reunindo pescadores que utilizam diferentes petrechos de pesca na Lagoa de Araruama.
Já no dia 13 de agosto, a agenda seguiu para Arraial do Cabo, no Pontal do Atalaia, com a presença de diversas entidades extrativistas que atuam na Reserva Extrativista Marinha de Arraial do Cabo (RESEX-Mar).
A participação da FIPERJ reforça seu compromisso em contribuir para a construção de soluções que garantam a sustentabilidade dos recursos pesqueiros e a valorização das comunidades tradicionais.