É a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de prevenção à corrupção e de fortalecimento da cidadania.
Com o objetivo de contribuir para a excelência dos serviços prestados e o exercício da cidadania por parte do usuário do serviço público, a Ouvidoria atua em questões relacionadas a procedimentos e processos internos, manifestações de ouvidoria e transparência, devendo ser acionada em casos de pedido de informação, comunicações, denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões.
O OuvERJ é o sistema de ouvidoria e transparência informatizado oficial do Governo do Estado para o registro eletrônico de manifestações de ouvidoria e solicitações de acesso à informação, a ser utilizado pela Rede de Ouvidorias e Transparência do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, por determinação do Decreto nº 48.727 de 03 de outubro de 2023, sendo a Ouvidoria e Transparência Geral do Estado (OGE- RJ) seu órgão central.
Para atendimento através do OuvERJ, clique aqui.
OUVIDORIA DA SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Localização: Rua da Conceição, 69 - 25º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ.
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 09h às 17h.
Telefone para orientação e esclarecimento de dúvidas: (21) 2333-0345.
E-mail: ouvidoria@digital.rj.gov.br
Atendimento presencial somente com agendamento prévio, por meio telefônico.
Horário de Atendimento Presencial: 10h às 16h.
Ouvidora: Erica Gameiro
Atualizado em 29/01/2024