
Programa RJ Digital Municípios agiliza os processos administrativos e promove uma gestão moderna e eficiente
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transformação Digital, deu mais um passo importante na modernização da gestão pública fluminense com a expansão do Programa RJ Digital Municípios. Nesta segunda-feira (14), o município de Barra do Piraí passou a utilizar oficialmente o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma que digitaliza processos administrativos e amplia o acesso da população a serviços públicos de forma mais ágil, transparente e sustentável. A iniciativa, em parceria com o Proderj, tem como objetivo levar a transformação digital aos 92 municípios do estado.
Com a implantação do SEI, processos como ofícios, memorandos e licitações passam a tramitar totalmente em ambiente digital, gerando economia de recursos, redução da burocracia e avanços em sustentabilidade.
Para o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, a iniciativa representa um marco na relação entre o Governo do Estado e os municípios.
“A digitalização da gestão pública impacta diretamente na vida das pessoas. É menos burocracia, mais agilidade e serviços públicos mais acessíveis ao cidadão. Com o SEI, Barra do Piraí se une a esse movimento de modernização liderado pelo Governo do Estado e que já beneficia diversas cidades fluminenses”, destacou.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, destacou a relevância da iniciativa para a modernização da gestão municipal.
“A implantação do SEI representa um avanço significativo para a tramitação e informatização dos processos em Barra do Piraí. Toda tecnologia que venha para aprimorar a dinamicidade e a integridade dos nossos trabalhos é mais do que bem-vinda”, ressaltou.
Disponibilizado gratuitamente a estados e municípios pelo TRF4, o SEI tem sido uma das ferramentas mais importantes para a digitalização dos serviços públicos no Brasil. Atualmente, cerca de 70% dos municípios do Rio de Janeiro já aderiram ao RJ Digital Municípios, programa desenvolvido em colaboração com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), responsável pelo desenvolvimento do SEI. O programa promove uma gestão mais moderna, eficiente e conectada com as necessidades da população.