Saúde do servidor: NUPST realiza workshop sobre saúde mental no Criaad Teresópolis
O Criaad Teresópolis recebeu na data de ontem (22) o Workshop "Saúde Mental, Autocuidado, Escuta e Acolhimento", promovido pela Coordenação de Saúde Integral e Psicossocial (COOSIP), por meio do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador (NUPST) do Degase.
A iniciativa é uma parceria com o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), e tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental, além de oferecer ferramentas para a prática do autocuidado, escuta e acolhimento no ambiente de trabalho.
O evento reuniu cerca de 46 servidores, entre eles gestores, coordenadores, diretores de unidades e de divisões do Departamento, que discutiram em conjunto pautas pertinentes à temática, visando não somente um ambiente de trabalho saudável e eficaz, mas também ofertar profissionais preparados e qualificados para a sociedade.
Realizado em ambos os turnos, o workshop apresentou na parte da manhã uma dinâmica humanizada dos processos dialógicos na socioeducação, com a apresentação dos servidores, Filipe Zella, do Grupamento de Ações Rápidas (GAR), Cristiane Dionízio do Núcleo de Justiça Restaurativa (NCRJ), Cláudio Porciúncula, subdiretor da Escola de Gestão Socieducativa Paulo Freire (ESGSE) e Bruno Soares Miranda, da Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Teresópolis.
Já na parte da tarde, Meire Cristine e Wanda Quadra do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), apresentaram o Programa “Segurança QPrevine”, abordando os eixos de prevenção para a construção de uma gestão humanizada e desenvolvida em prol da saúde mental.
- É fundamental olhar as pessoas e suas necessidades. Uma escuta ativa, ou uma orientação bem dada faz toda diferença. A valorização da pessoa como ser humano e profissional abre espaço para promover medidas importantes em possíveis situações de risco - aconselha Wanda Quadra, psicóloga e especialista em psicologia organizacional.
SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM SAÚDE MENTAL PARA OS SERVIDORES
Está em vigor desde o início de maio 2023 uma parceria assistencial com o Hospital São Francisco na Providência de Deus, oferecendo atendimento emergencial e ambulatorial na área da saúde mental para os servidores do Degase, de forma gratuita.
Realizado a partir de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Degase e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), os servidores, aposentados e cônjuges de servidores ativos do Departamento, os filhos (de 12 a 17 anos) dos servidores ativos também poderão usufruir gratuitamente deste serviço.
Clique aqui para ser direcionado a matéria e confira todas as informações.