Degase participa de importante evento sobre formação, qualificação e inclusão social na socioeducação

Degase participa de importante evento sobre formação, qualificação e inclusão social na socioeducação
Evento Socioeducativo

Três jovens egressos do sistema socioeducativo participaram da mesa de debate na EMERJ

 

No dia 22 de novembro, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas e três jovens egressos do sistema, participaram do evento “Jovem Aprendiz: Incentivo à Cultura da Inclusão Frente aos Retrocessos Legislativos”, organizado pela Comissão Interinstitucional da Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro (CIERJA). O evento foi realizado no Auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). 

O evento teve como objetivo pensar ações para expandir a formação profissional e discutir legislações que promovam a qualificação para o trabalho e inclusão desses jovens e contou com a participação de membros da FEAP (Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional), autoridades do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. 

Três jovens egressos do Degase foram convidados a participar da mesa de debate para falar sobre suas experiências como jovens aprendizes. Os adolescentes foram inseridos no programa de aprendizagem profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em janeiro de 2022, através da Divisão de Profissionalização (Divpro) do Degase. 

Bianca Veloso, coordenadora da Divisão de Profissionalização (Divpro) falou sobre a importância das articulações para inclusão dos jovens:

- Somente com o apoio do judiciário e das organizações poderemos fortalecer a política de atendimento socioeducativo, cujo mote é o desenvolvimento pessoal, socioemocional e profissional dos jovens com vistas à sua inserção nas oportunidades de qualificação, emprego e renda - frisou Bianca.

 

Imagem removida.