Criaad Volta Redonda participa da 4ª Conferência Municipal Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

Criaad Volta Redonda participa da 4ª Conferência Municipal Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente
4ª Conferência Municipal Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento contou com a presença da atriz Tatiana Sobral, Roda Cultural de Volta Redonda, com a socióloga Irene Rizzini e o grupo Tambores do Aço

 

Nesta quinta-feira (10/11), o Criaad Volta Redonda participou da 4ª Conferência Municipal Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Prefeitura de Volta Redonda por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O tema central do encontro foi a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19”. 

O objetivo foi mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), crianças, adolescentes e a sociedade, para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral à crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento à violência. 
 
A conferência foi dividida em cinco eixos temáticos, todos voltados para as crianças e adolescentes. Entre os assuntos abordados estavam a promoção e garantia dos direitos humanos durante e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da Covid-19; ampliação e consolidação da participação das crianças, adolescentes e sociedade nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e de defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; além da garantia de recursos para as políticas públicas. Danielle Cabral, diretora do Criaad Volta Redonda, contou sobre a sua percepção da iniciativa.

-  Eu e o coordenador Thiago Fonseca levamos três adolescentes para o evento. Eles falaram sobre o impacto da pandemia em sua vidas, sobre ter ficado muito tempo afastado da escola e no quanto isso está dificultando sua vida. Outro jovem falou na questão vírus, do medo diante da possibilidade de se contagiar e também sobre como isso pode lhe afetar no futuro. Então foi muito positivo assistir e discutir essas perspectivas com eles – ressaltou Danielle.

A programação contou ainda com uma roda de conversa com a atriz, cantora, diretora, coreógrafa e professora de teatro musical, Tatiana Sobral, e com a Roda Cultural de Volta Redonda. Os participantes também puderam assistir a um vídeo da socióloga Irene Rizzini e aproveitar a apresentação do grupo Tambores do Aço.