Degase inicia curso profissionalizante "Formação de Líderes no Mundo Digital" para socioeducandos

Degase inicia curso profissionalizante "Formação de Líderes no Mundo Digital" para socioeducandos
Degase inicia curso profissionalizante "Formação de Líderes no Mundo Digital" para socioeducandos

Iniciativa é uma parceria com a ONG Ambulatório da Providência, Instituto Localiza e a startup Leoninna. Aulas contarão ainda com o apoio da TV Degase e da ONG Favela Radical.

Nesta terça-feira (5/7), cinco unidades socioeducativas do Degase estão iniciando o curso "Formação de Líderes no Mundo Digital", uma parceria da Divisão de Profissionalização (Dipro) da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Departamento com a ONG Ambulatório da Providência, o Instituto Localiza e a startup Leoninna.

A formação faz parte do projeto "Um Novo Amanhã", que tem o objetivo de formar líderes promovendo reflexão, pensamento crítico e autoconhecimento para jovens de periferia e comunidades, criando oportunidades para que eles se desenvolvam por meio de capacitações profissionais que unem habilidades socioemocionais e habilidades técnicas e digitais.

Essa será a primeira edição do curso no sistema socioeducativo e serão atendidos, aproximadamente, 30 socioeducandos no total. Os alunos cumprem medida de semiliberdade nos Criaads Bangu, Bonsucesso, Ilha e Santa Cruz; e medida de internação no Cense Dom Bosco. Serão 14 encontros de 2 horas aula de duração cada e que contarão ainda com a participação e apoio de Jeff Quirino, da ONG Favela Radical e do projeto de audiovisual TV Degase.

*Sobre o curso e sua metodologia*

Antes da formação das turmas, a equipe do projeto realizou encontros de sensibilização com os adolescentes nas respectivas unidades do Degase onde eles cumprem medida. Na última quinta-feira (30/6), a reunião aconteceu no Cense Dom Bosco e contou com a presença da coordenadora geral do projeto, Laura Mollica; a coordenadora do curso, Luisa Alves; e o parceiro da iniciativa e fundador da ONG Favela Radical, Jeff Quirino.

Na ocasião foi realizada uma dinâmica com um grupo de 9 jovens da unidade, que participaram ativamente contando sobre si mesmos, seus ídolos, medos e sonhos, além de terem a oportunidade de fazer perguntas sobre o curso e ouvir a história de Jeff, que há muitos anos atrás também foi um jovem que passou pelo Degase na circunstância de socioeducando e pôde compartilhar sua experiência com os meninos.

- Depois que o Jeff contou a história dele e disse que a gente tem que ter disposição para o bem, eu fiquei pensando: quem sabe daqui a uns anos não sou eu que vou estar aqui de volta para inspirar outros garotos que nem eu? - disse um dos adolescentes durante a roda de conversa que foi aberta entre os participantes.

Já neste primeiro momento, os jovens puderam ter uma ideia do que o curso se propõe a oferecer: acima de tudo, um espaço seguro de escuta, troca e aprendizado. A metodologia pedagógica da formação foi criada pela Leoninna especificamente para o público jovem e abordará aulas de técnicas audiovisuais com o apoio da TV Degase; além de tecnologia; inteligência emocional; autoconhecimento; relacionamento com o público; teatro e expressão corporal. A intenção é conduzir o adolescente a falar, se expressar e se apropriar de temas dos quais ele tem interesse em aprender e compartilhar.

- Estamos mobilizando 6 educadores para ministrar as aulas dessa formação e pretendemos apoiar estes adolescentes na transição para a vida adulta a partir do estímulo de habilidades emocionais e técnicas para o mercado de trabalho. Com o curso, eles poderão conhecer oportunidades de geração de renda por meio da internet - explicou Laura Mollica.

O certificação das primeiras turmas do curso já tem data para acontecer: no próximo dia 18 de agosto os alunos das cinco unidades socioeducativas participarão da formatura do projeto.

- Essa é uma formação profissional moderna e atualizada com o mundo atual, que é tecnológico e conectado. Os adolescentes estão tendo a oportunidade de aprender com profissionais experientes que poderão oferecer a eles toda uma base técnica e emocional, além da capacitação em uma área que é primordial para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo: a internet - finalizou o diretor-geral do Degase, Victor Poubel.