Divisão de Ações com Cães do Degase participa de torneio de instituições da área de segurança pública

Divisão de Ações com Cães do Degase participa de torneio de instituições da área de segurança pública
DAC em ação na prova de detecção

DAC levou o 4º lugar no 3º Encontro de Unidades K9 de Teresópolis. Evento reuniu equipes da Aeronáutica, Marinha, Polícia Federal, CORE da Polícia Civil, entre outras

 

No último final de semana (25 e 26/6), a Divisão de Ações com Cães (DAC), vinculada à Coordenação de Segurança e Inteligência (COOSINT) do Degase, participou do 3º Encontro de Unidades K9 de Teresópolis, um evento regional especial com cães treinados para atuar na área de segurança pública. O objetivo foi promover a interação das instituições da área, com troca de experiências para o aprimoramento das técnicas utilizadas.

Além do Degase, o encontro também reuniu forças policiais e guardas civis municipais de unidades K9 de várias cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e de Minas Gerais. Na programação, aconteceram provas de faro, de buscas de armas e entorpecentes, de abordagem e de condução dos animais. 

A DAC levou o 4º lugar na prova de detecção de entorpecentes, tendo como concorrentes equipes da Aeronáutica, Marinha, Polícia Federal, CORE da Polícia Civil, entre diversas outras. Durante a prova, o Pastor Holandês que atende pelo nome de Soldado foi conduzido pelo instrutor e diretor da Divisão, Luiz Rodrigues. 

- Essa é a primeira competição que a DAC participou e ficamos muito honrados de obter uma ótima pontuação e levar o nome do Degase junto a outras instituições tão importantes. Pudemos trocar com outras equipes e mostrar nosso trabalho socioeducativo que atua em diversas frentes além da segurança - ressaltou Luiz. 

Na semana anterior, a equipe da Divisão realizou com sucesso uma operação para detecção de aparelho de celular por faro com a K9 Megan, uma Pastor Belga Malinois, na Escola Jão Luiz Alves (EJLA). Este é um dos trabalhos que a DAC realiza mediante agendamento da direção das unidades ou com o plantão do setor, visando o gerenciamento de crises ou instabilidade em situações específicas.

- Esse é um trabalho pioneiro na socioeducação nacional e o que buscamos é que o treinamento e as atividades diferenciadas que a Divisão de Ações com Cães vêm desenvolvendo ganhem cada vez mais espaço e seu devido e merecido reconhecimento - finalizou o diretor-geral do Degase, Victor Poubel.

 

Imagem removida.
Foto por Bruno Nepomuceno 
Imagem removida.
Direção e equipe da DAC no evento 
Imagem removida.