Criaads Ilha e Bonsucesso participam de 4° edição do "Café com o autor: versão socioeducando"

Criaads Ilha e Bonsucesso participam de 4° edição do "Café com o autor: versão socioeducando"
Evento Café com o autor

O convidado para o bate-papo foi Samuel Lourenço, autor do livro "Ressocializado na cidade do caos", da editora Multifoco
 


Na manhã da última quarta-feira (8/6), a coordenação de Bibliotecas Socioeducativas do Degase realizou mais uma edição do "Café com o autor: versão socioeducando", organizado pela biliotecária Viviane Pinto, em parceria com o projeto "Ler, Viver e Existir" e com a Biblioteca Claudio Tourinho Saraiva (BCTS), localizada no campus da Cecel, onde aconteceu o evento. A ação foi direcionada para os meninos que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade nos Criaads Ilha e Bonsucesso.

O convidado para o bate-papo com os adolescentes foi o autor do recém lançado livro "Ressocializado na cidade do caos", Samuel Lourenço. O escritor já publicou outros dois livros e é graduado em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Regional pela UFRJ, além de especialista em Gestão de Saúde Pública. Na ocasião, Samuel contou um pouco de sua história de vida e de como foi cumprir pena e viver numa penitenciária, explicando como a educação trouxe oportunidades para mudar o rumo da sua trajetória e ressignificá-la.

O livro abordado no evento constitui um registro da complexidade que é uma vida atormentada pela prisão e pelo cotidiano extramuros. O autor aborda os estigmas atribuídos ao penitente e a não consolidação das expectativas que se fundam no termo “ressocialização”, que possibilitam um viver de constante inquietação, reflexão e questionamentos.

A partir dessa realidade, Samuel, que hoje trabalha em um projeto sobre juventudes na Organização das Nações Unidas (ONU), levanta perguntas como: é possível vislumbrar a ressocialização de pessoas que cometem crimes graves? É possível a ressocialização numa cidade caótica e complexa como o Rio de Janeiro? Existe a ressocialização? Essas são as inquietações que ditam o ritmo, no embalo da canção da vida, que o autor decidiu compartilhar em seu livro.

O autor e os adolescentes foram certificados, respectivamente, como palestrante e participantes do evento e, com a parceria do escritor e apoio do projeto "Ler, viver e existir", todos os jovens que participaram do Café foram presenteados com um exemplar do livro.

Imagem removida.