GESTÃO DE PESSOAS: DEGASE LANÇA CARTILHA DIGITAL VOLTADA AOS SERVIDORES
A Coordenação de Gestão de Pessoas do Degase (Coogep) acaba de lançar, uma nova versão da cartilha “Procedimentos Básicos para o Servidor”. A publicação eletrônica é uma norteadora do Departamento quanto aos diversos procedimentos que envolvem os processos administrativos funcionais, sendo um guia a ser consultado sempre que houver dúvida.
Trata-se de uma versão atualizada da edição feita em 2012, porém, com atualizações e revisões relevantes. O documento tem como objetivo disponibilizar orientações básicas de procedimentos relativos à carreira do servidor público do Degase. Entre eles, a abertura de processos, fundamentações com base nas legislações vigentes, explicações sobre a documentação necessária para a instrução processual, assim como o fluxo interno e externo de tramitação.
De acordo com a Coogep, a nova cartilha está alinhada ao Planejamento Estratégico Institucional, sendo uma das metas propostas pelo Departamento em 2021. O coordenador de Gestão de Pessoas, Sylvio Castro, ressalta que a iniciativa facilitar a rotina dos servidores, bem como daqueles que desconhecem questões relativas a seus direitos, fluxo processual, documentação obrigatória, etc.
- Esperamos que os procedimentos tragam melhor compreensão e seja um instrumento facilitador na administração direta da carreira de cada servidor. É muito comum observar que muitos desconhecem questões fundamentais como acesso a direitos, garantias e ainda possuem visões distintas de determinados deveres - explica o gestor.
Sylvio ainda acrescenta que a cartilha foi pensada e proposta com uma linguagem simples e acessível, de modo a facilitar o entendimento coletivo, auxiliar os agentes de pessoal na sua rotina diária e servir de guia aos servidores de forma geral.
- Com a adesão do processo eletrônico via sistema SEI-RJ (Sistema Eletrônico de Informações), alguns fluxos que funcionavam antes para processos físicos sofreram alterações, bem como as nossas atribuições, eixos de atuação por meio das divisões do Departamento e sua relação com os órgãos externos. Certamente, este dispositivo vai colaborar muito neste entendimento coletivo – acrescentou o coordenador.
O Degase planeja que, em breve, seja realizada uma tiragem impressa da cartilha para distribuição interna – unidades socioeducativas e administrativas – para que fiquem disponíveis e de fácil acesso para consultas. Por enquanto ela se encontra disponível clicando aqui ou acessando a aba “Serviços” do site do Departamento.