ESPORTE COMO INCLUSÃO: DEGASE ENCERRA OLIMPÍADAS 2021

ESPORTE COMO INCLUSÃO: DEGASE ENCERRA OLIMPÍADAS 2021

Em sua 1° Edição, torneio envolveu 520 jovens de 10 unidades que disputaram 22 modalidades

O Departamento Geral de Ações Socioeducativas encerrou na tarde desta sexta-feira (26/11), as Olimpíadas Degase 2021. Com o tema “Esporte como inclusão”, o torneio envolveu 520 jovens de 10 unidades que disputaram 22 modalidades. O evento esportivo foi organizada pela Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer (Dicel), em parceria com as Secretarias de Estado de Educação (Seeduc) e de Esporte, Lazer e Juventude.

Foram dezenas de modalidades esportivas em disputa: atletismo, tênis de mesa, altinha, badminton, basquete, breaking, capoeira, queimada, freestyle, futsal, futebol de campo, futebol de mesa, futsal, futevôlei, handebol, Jiu Jitsu, polo aquático, tênis de mesa, voleibol, xadrez, natação (livre 50 e 25m), pólo aquático e surf adaptado para piscina.

As competições aconteceram simultaneamente nas unidades Centro de Atendimento Intensivo Belford Roxo (Cai Baixada), Cense Campos, Centro de Socioeducação Dom Bosco, Centro de Sociodeducação Gelso de Carvalho Amaral (Cense GCA), Centro de Sociodeducação Ilha do Governador, Cense Maria Luiza, Cense Nova Friburgo, Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa, Cense Volta Redonda e Escola João Luiz Alves (EJLA).

Para Victor Poubel, diretor-geral da instituição, a realização da Olimpíada do Degase é de grande importância no processo educativo dos socioeducandos. Por isso, a tendência é de que todas as unidades da instituição contem com programação cultural e esportiva regular a partir de 2022.

Tendo a Seeduc como parceira do Degase para a realização do evento, o secretário de estado de Educação, Alexandre Valle, comentou sobre a importância do esporte também como inclusão no processo de ressocialização dos jovens.

- Esperamos que essa experiência contribua para o enriquecimento e desenvolvimento humano e social de cada adolescente. Acreditamos que o esporte é mais uma forte ferramenta de ressocialização - ressaltou o secretário.