Degase divulga materiais que ajudam na emissão de documentos para jovens do sistema socioeducativo
Materiais do Conselho Nacional de Justiça mostram passo a passo para tirar certidões e CPF, facilitando o acesso aos documentos essenciais
O Degase informa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Programa Fazendo Justiça, preparou materiais que explicam como os jovens do sistema socioeducativo podem conseguir seus documentos pessoais, como certidão de nascimento e CPF.
Essa iniciativa, chamada Ação Nacional de Documentação, ajuda a criar formas mais simples e rápidas para esses adolescentes conseguirem seus documentos, desde o momento em que entram no sistema até depois de cumprirem suas medidas.
Para garantir que tudo funcione bem, o CNJ conversa e faz parcerias com vários órgãos que trabalham com essa área. Também oferece treinamentos e materiais para os profissionais que ajudam no processo, seja do governo, da justiça ou de outras instituições parceiras. Entre esses materiais estão infográficos — que são imagens com informações claras e organizadas — mostrando passo a passo como tirar a certidão de nascimento e o CPF. Esses guias foram feitos junto com o Registro Civil e a Receita Federal para facilitar a vida de todos.
O Degase pede que esses materiais sejam divulgados entre servidores, colaboradores e para toda a sociedade, para que mais pessoas saibam como ajudar os jovens a terem seus documentos em dia. Isso é muito importante para garantir direitos e facilitar o acesso a serviços essenciais. Tenha acesso clicando aqui.