Meninas do Criaad Galeão participam de visita mediada e ação artístico-pedagógica no Solar dos Abacaxis

Meninas do Criaad Galeão participam de visita mediada e ação artístico-pedagógica no Solar dos Abacaxis
.

Atividade reúne exposições com temáticas sociais e promove reflexão crítica entre adolescentes e profissionais do Degase

Nesta última semana, um grupo de 08 socioeducandas em cumprimento de medida de semiliberdade participou de uma visita mediada ao Solar dos Abacaxis, localizado no centro do Rio de Janeiro. A atividade contou com ações artístico-pedagógicas organizadas em parceria com o coletivo Mulheres Possíveis e a equipe educativa do espaço cultural.

A visita incluiu mediação às exposições “Os avessos do avesso da liberdade” e “Luiz Paulino: O inventário do massacre do Carandiru, 2 de outubro de 1992”, que abordam temas relacionados à memória, liberdade, violência institucional e resistência.

Além das adolescentes, a atividade contou com a participação de profissionais da equipe multidisciplinar do Degase, que acompanharam o grupo e colaboraram na realização de reflexões críticas e diálogos propositivos durante todo o percurso.

A iniciativa teve como foco ampliar o acesso à arte e à cultura e estimular o pensamento crítico, reforçando o papel da educação não formal como ferramenta de transformação no contexto da socioeducação.