Divisão de Psicologia realiza mais um encontro do projeto "Descoladamente"

Divisão de Psicologia realiza mais um encontro do projeto "Descoladamente"
""

Iniciativa reuniu socioeducandos em cumprimento de medida de internação no Degase com alunos da rede externa de ensino, promovendo a inserção social e o debate sobre a socioeducação

Na ultima quinta-feira (29/8), foi realizado no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (COOECEL) mais um encontro do projeto Descoladamente, uma iniciativa de Divisão de Psicologia, promovida em parceria com a Coordenação de Execução de Medidas Socioeducativas do Degase (COOEMSE). O projeto visa promover o diálogo entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e adolescentes de escolas externas.

Nesta edição, o Degase recebeu um grupo de jovens do Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes de Oliveira Lavôr - Tia Lavôr, para uma tarde de atividades, integrados com socioeducandos em cumprimento de medida na unidade de internação Cense Canárias João Luiz Alves. Os principais objetivos da iniciativa são promover empatia mútua entre os grupos, refletindo sobre as diferenças e semelhanças entre as adolescências e juventudes, marcando o espaço escolar como um local de encontro e convivência respeitosa, além de buscar a inserção social dos adolescentes em outros aspectos da vida além do ato infracional e contribuir para a reintegração comunitária dos jovens por meio do debate sobre a socioeducação.

A metodologia utilizada no projeto é baseada na Comunicação não Violenta (CNV),  que busca aprimorar os relacionamentos interpessoais, conectando-se às necessidades dos indivíduos e dos outros, com o objetivo de falar sem machucar e ouvir sem se ofender. Essa abordagem é aplicada a todos os níveis de comunicação em diversos contextos, promovendo o desenvolvimento de capacidades como empatia e pertencimento. 

O projeto Descoladamente vem consolidando parcerias importantes para promover a integração entre os diferentes grupos sociais e incentivar a reflexão sobre a convivência harmoniosa e o respeito mútuo.