Governador Cláudio Castro autoriza concurso para mais de 500 vagas no Degase
Aprovados atuarão em sete novas unidades que serão inauguradas no próximo ano. Última turma de aprovados do concurso de 2011 também será convocada
O governador Cláudio Castro autorizou a abertura de um concurso para aproximadamente 585 vagas no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). As vagas serão destinadas para recompor o efetivo do órgão e garantir estrutura de pessoal para as sete novas unidades do Degase, que serão entregues em 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25/07).
- Este é mais um passo importante para atender a uma necessidade do Degase. Estamos melhorando as condições de trabalho dos servidores e a qualidade do serviço prestado aos jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Com esse concurso vamos poder ampliar o atendimento e a ressocialização dos jovens sob a responsabilidade do Estado - ressaltou o governador.
A criação de novas unidades faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o Governo do Estado, Ministério Público e Degase. O documento prioriza a descentralização e a garantia do convívio familiar e comunitário aos adolescentes e jovens adultos em cumprimento de medidas socioeducativas, prevendo a ampliação e regionalização de vagas para os programas de internação e semiliberdade em todo o estado.
- Com a criação de novas unidades de internação, também serão inaugurados mais três novos Colégios Estaduais, que funcionam dentro dos Centros Socioeducativos do Degase. Essa iniciativa traz mais oportunidade de acesso à educação, consequentemente avançando na escolarização e profissionalização destes jovens - destacou a secretária de Educação, Roberta Barreto.
Além da abertura do novo concurso, nos próximos dias, o Degase irá convocar o último grupo de 59 aprovados do concurso de 2011.
O diretor-geral do Degase, Victor Poubel, ressaltou a importância do investimento não só no quadro de pessoal do órgão, mas também na estrutura, segurança e qualidade para os servidores e na prestação do serviço socioeducativo.
- Essa conquista reflete nosso compromisso com a reestruturação e fortalecimento do órgão. O recente chamamento dos aprovados no último concurso e a autorização para o novo demonstra a confiança do Governo em expandir nosso quadro de pessoal, o que é fundamental para aprimorar nossos serviços diante da criação de novas unidades do Departamento - destacou Poubel.
Investimento de R$40 milhões
As obras das sete novas unidades serão executadas pela Empresa de Obras Públicas (EMOP), com um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões.
Serão três unidades de internação e quatro de semiliberdade, localizadas em diferentes regiões do estado, visando remodelar a estrutura das unidades do Departamento de acordo com os padrões modernizados do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).
Os novos polos serão em São Gonçalo, Bangu, Cabo Frio, Riachuelo e Padre Miguel.