Socioeducandos do Criaad Niterói participam de projeto de música e teatro em parceria com Secretaria de Cultura de Macaé
Iniciativa visa promover a arte educativa entre adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade
Na última quinta-feira (6/6), o Criaad Niterói deu início às atividades do projeto "4 Pontas - Arteeducalizando por aí", fruto de uma parceria entre a Divisão de Cultura, Esporte e Lazer (Divcel) do Degase e a Secretaria de Cultura de Macaé, realizada por meio da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). O projeto visa oferecer cursos gratuitos e profissionalizantes nas áreas de música e teatro para os socioeducandos da unidade.
A principal atividade do projeto é a oficina de Composição Musical Urbana, que está sendo ministrada pelo professor Paulo Emílio Azevedo, da Emart. A iniciativa conta com a supervisão da diretora da Emart, Cláudia Byspo, e do coordenador de Teatro da escola, Jardel Maia. Além disso, o projeto envolve a associação cultural Articula, o professor mediador Paulo Emílio, Ph.D em Ciências Sociais pela PUC-RJ, e o próprio Degase.
Para o diretor da Divisão de Cultura, Esporte e Lazer do Degase, Alexander Martins, a parceria com a Emart de Macaé é uma oportunidade de proporcionar aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa a vivência e a experiência artística.
- A arte é uma ferramenta de transformação e inclusão social. Estamos muito animados com essa parceria e esperamos que os socioeducandos possam se desenvolver e se expressar cada vez melhor e alcancem novas perspectivas - ressalta o diretor.
Com o projeto "4 Pontas", a expectativa é que os socioeducandos do Criaad Niterói possam aprender e se desenvolver através da arte, descobrindo novas habilidades e oportunidades de expressão e criação.