SOCIOEDUCANDOS RECEBEM BOLSAS DE ESTUDOS EM CURSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

SOCIOEDUCANDOS RECEBEM BOLSAS DE ESTUDOS EM CURSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CINEMATOGRAFIA

Jovens, que cumprem medida socioeducativa no CAI Baixada, recebem capacitação na área de audiovisual com grandes nomes do cinema brasileiro

Novas oportunidades para jovens que cumprem medidas socioeducativas na Baixada Fluminense. Neste mês de janeiro, dez adolescentes e o professor de teatro do Centro de Atendimento Intensivo de Belford Roxo (CAI Baixada) iniciaram o curso de cinema “Fazendo meu primeiro filme” da ABC Cursos (Associação Brasileira de Cinematografia) na condição de bolsistas. 

A instituição oferece cursos de formação e capacitação na área de audiovisual ministrado por renomados profissionais brasileiros, e a parceria com o Degase está acontecendo pelo segundo ano consecutivo. A formação está sendo oferecida na modalidade on-line e conta com duas aulas semanais (segundas e quartas), no período da tarde. Ao todo, são 6 encontros e uma visita técnica presencial ao set de filmagem da ABC Cursos. Nas aulas, estão sendo abordados todos os aspectos básicos para a produção de um curta metragem: da ideia ao roteiro, filmagem, edição, pós-produção e publicação em diferentes canais. Ao final do curso, todos os participantes terão produzido seu primeiro curta-metragem por meio de exercícios práticos. 

Todas as aulas estão sendo acompanhadas pelos adolescentes junto ao professor de teatro da unidade, Jefferson Rocha, que também foi contemplado como bolsista. A ideia é tornar o profissional um multiplicador do tema dentro do espaço socioeducativo.  

- No ano passado, com a experiência da primeira turma de bolsistas do CAI, a ABC Cursos gostou muito da dedicação e do comportamento dos meninos quando foram visitar o estúdio, além do comprometimento com as aulas. Com isso, conseguimos não só renovar como ampliar a parceria - comemorou o professor Jefferson, explicando que em 2021 foram quatro bolsas de estudos e, desta vez, onze - Os meninos são muito dedicados e estão entusiasmados com a oportunidade - completou. 

Os dez estudantes bolsistas cursam o ensino médio na escola estadual que funciona dentro da própria unidade socioeducativa do Degase, o Colégio Jornalista Barbosa Lima Sobrinho. Todos participam da oficina de Teatro e Vídeo ministrada pelo professor Jefferson e do grupo de teatro "Nós do CAI", que já existe há quase 21 anos. Os jovens, que já vinham aprendendo a manusear ferramentas e equipamentos utilizados na produção audiovisual, agora estão tendo a oportunidade de se aprofundar em linguagens, recursos e técnicas cinematográficas.

Para o diretor-geral do Degase, Victor Poubel, esta ação é mais uma ferramenta de reinserção social, autonomia e geração de renda. 

 

- Ter a parceria e a confiança de uma instituição como a ABC Cursos só nos mostra que estamos no caminho certo, com um trabalho sério, contínuo e com muito comprometimento das nossas unidades socioeducativas. Nosso objetivo é que com todas as oportunidades que são oferecidas no Degase, nossos jovens terminem o cumprimento da medida certos de que podem recomeçar e ocupar o espaço que almejarem na sociedade - finalizou o diretor.