CRIAAD CAMPOS FORMA SOCIOEDUCANDOS EM CURSO PROFISSIONALIZANTE DA ÁREA DE TECNOLOGIA
Em parceria com a RECODE, formação está sendo oferecida para todos os jovens da unidade
O Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad) de Campos dos Goytacazes, em parceria com a RECODE, uma organização de empoderamento digital presente em 7 países, formou dois socioeducandos no curso “Ferramentas Digitais para o Mercado de Trabalho”. A parceria foi articulada pela Divisão de Profissionalização (Dipro) do Degase e o curso, que teve início em novembro de 2021, ainda conta com mais 14 jovens matriculados na unidade.
O diretor do Criaad Campos, Watila Lirio, explica que a formação tem um total de 56 horas/aula e está sendo oferecida na modalidade EAD. Assim, à medida que novos adolescentes chegam à unidade de semiliberdade, podem ser inseridos no curso em qualquer momento, por isso há concluintes e outros alunos ainda em andamento.
- Hoje estamos com uma situação um pouco atípica: todos os socioeducandos que estão aqui são de municípios vizinhos, nem todos conhecem a cidade, e ter a possibilidade de oferecer cursos dentro da própria unidade está sendo super importante para o atendimento deles - ressaltou o diretor.
Apesar da modalidade remota, os jovens são acompanhados pela agente de segurança socioeducativa da unidade, Cyntia Jorge, capacitada para exercer a monitoria da atividade e mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). A monitora também é responsável pela sala de leitura e acompanhamento das demais aulas on-line oferecidas pelo Criaad.
O curso faz parte da agenda fixa de atividades oferecida pela unidade e é voltado para o aprendizado de ferramentas básicas para criação e edição de texto, planilhas eletrônicas e apresentações. A formação tem o objetivo de desenvolver competências para utilização das principais ferramentas de mercado como sistema operacional Microsoft Windows e o pacote Office.