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Controle Interno: e-book traz perguntas e respostas sobre a área

Controle Interno: e-book traz perguntas e respostas sobre a área
E-book Controle Interno
“Em 1809 foi criada a figura do ombudsman, com o objetivo de receber e encaminhar as queixas dos cidadãos relacionadas a serviços públicos. Nessa época, criou-se a palavra ombudsman que, em sueco, significa ‘representante do povo’”. Esse é um trecho do e-

“Em 1809 foi criada a figura do ombudsman, com o objetivo de receber e encaminhar as queixas dos cidadãos relacionadas a serviços públicos. Nessa época, criou-se a palavra ombudsman que, em sueco, significa ‘representante do povo’”. Esse é um trecho do e-book ‘Conhecendo o Controle Interno da Seplag', elaborado pela pasta e que utiliza pequenos conteúdos para explicar assuntos técnicos da área de forma rápida e objetiva.

Os interessados poderão conferir conceitos fundamentais, principais diretrizes e aspectos legais elaborados pelas quatro áreas que compõem o Controle Interno: Assessoria de Integridade, Auditoria Interna, Corregedoria Interna e Ouvidoria Interna e Transparência. "O objetivo é conscientizar os servidores e cidadãos, de forma leve e dinâmica, sobre o trabalho da área, que tem um caráter orientador e preventivo, buscando melhorar continuamente os processos”, destaca a ouvidora interna Myrla Santos.

Na primeira parte, as pessoas poderão conhecer o trabalho da Assessoria de Integridade, que tem entre as suas atribuições fomentar e aprimorar a cultura institucional em conjunto com as áreas da pasta. Dentre os tópicos abordados estão o código de conduta ética, Comissão de Ética, o Programa de Integridade Pública e a importância do seu mapeamento, análise e gestão de riscos.  

As finalidades da Auditoria Interna são: avaliar os controles internos e os riscos corporativos do órgão; avaliar os resultados da gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial; examinar a gestão governamental quanto os aspectos da legalidade, legitimidade, economicidade, eficácia, eficiência e efetividade, e; orientar a gestão para adicionar valor e melhorar as operações e processos. O detalhamento do trabalho pode ser conferido na segunda seção.

Você sabe o motivo da Seplag ter uma unidade correcional? Qual é o objetivo de um procedimento correcional? O que é uma IPS? Você já ouviu falar em suspeição ou impedimento? Como é composta a Comissão de Sindicância? As respostas para essas  e outras perguntas podem ser encontradas na parte que explica o trabalho da Corregedoria Interna.

A última seção é dedicada a explicar o trabalho da Ouvidoria Interna e Transparência. A Ouvidoria, canal de comunicação da sociedade com a pasta, atua em questões relacionadas a procedimentos e processos internos, manifestações de ouvidoria e transparência, devendo ser acionada em casos de pedido de informação, comunicações, denúncias, elogios, reclamações, solicitações e sugestões. 

Confira o e-book aqui.