Serpentário

Serpentário

 

jararacucu

Cobras venenosas

As cobras venenosas são aquelas que representam risco de acidentes devido à picada e, em casos extremos, à morte, se não houver um tratamento rápido e adequado. O tratamento deve ser realizado imediatamente por profissionais qualificados em unidades médicas especializadas para garantir a sobrevivência e a recuperação do paciente.

Antigamente, algumas características físicas, como cabeça triangular, cauda afinando rapidamente, formato da pupila e tamanho das escamas no alto da cabeça, eram usadas para identificar cobras venenosas. No entanto, essas características não são completamente confiáveis para esse diagnóstico, pois nem todas as cobras venenosas possuem essas características. 

A característica mais confiável para identificar uma cobra venenosa é a presença da fosseta loreal - um orifício localizado entre o olho e a narina da cobra, ela está presente em todas as serpentes peçonhentas das Américas, com uma única exceção: as corais verdadeiras. Esse orifício é responsável por ajudar na detecção de calor, permitindo que a cobra perceba a presença de presas de sangue quente, como roedores e aves.


Colabore enviando informações sobre a ocorrência desses animais em sua região. Ligue para 0800 022 1036 ou mande e-mail para sac@vitalbrazil.rj.gov.br.

Veja mais espécies

 

caninana

 

Cobras não venenosas

As cobras não venenosas não representam risco de morte para o ser humano, pois não possuem veneno. No entanto, é importante ter em mente que, apesar de não serem peçonhentas, os acidentes com esse tipo de cobra ainda podem gerar sintomas incômodos e complicações, e, em alguns casos, podem exigir cuidados médicos.

Embora as cobras não-venenosas não possuam veneno, a picada ainda pode causar alguns efeitos no organismo, como:

  • Dor no local da picada
  • Dormência e sensação de formigamento
  • Vermelhidão e inchaço na área afetada
  • Febre em alguns casos
  • Sensação de queimação ou ardência
  • Infecções secundárias decorrentes de ferimentos causados pela mordida
  • Transmissão de tétano, especialmente se a picada ocorrer em ambientes sujos ou com ferimentos contaminados

Esses sintomas, embora raramente representem risco de vida, podem ser bastante desconfortáveis e necessitam de acompanhamento médico para evitar complicações.


Colabore enviando informações sobre a ocorrência desses animais em sua região. Ligue para 0800 022 1036 ou mande e-mail para sac@vitalbrazil.rj.gov.br.

Veja mais espécies