
Rio de Janeiro busca troca de conhecimentos com forças de segurança de outros estados. Discussões com especialistas do setor estimulam a integração entre os órgãos
A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SESP) se junta, em São Paulo, a instituições do Brasil e do mundo durante três dias no Congresso Internacional de Operações Policiais (COP Internacional). O evento é um dos mais importantes encontros de Segurança Púbica da América Latina e está na sua 4 ª edição. Uma oportunidade de reunir autoridades, especialistas e empresas nacionais e internacionais do setor.

O secretário de estado de Segurança Pública Victor dos Santos e o subsecretário da SESP coronel Maurílio Nunes da Conceição participam de palestras e workshops, mesas de debates e percorrem o espaço do Congresso em busca de novidades e soluções apresentadas para defesa do cidadão e do patrimônio. O objetivo é se atualizar e compartilhar experiências e estratégias que fortaleçam as ações de segurança pelo país. A Polícia Militar do Rio também está presente na feira.
- Este tipo de encontro é fundamental para diálogo e troca. A integração entre os órgãos fortalece a inteligência estratégica das forças de segurança. Temos acesso aqui às particularidades de cada região, assim como aos desafios e às soluções de cada uma delas. Um verdadeiro celeiro de expertises compartilhadas por profissionais renomados – definiu Victor dos Santos.

Entre os temas desta edição estão: a expansão e conflitos das facções criminosas no Brasil; o papel das forças de segurança na tragédia do Rio Grande do Sul; Segurança transparente - o Fundo Nacional de Segurança Pública; a relevância institucional dos grupos táticos nas polícias judiciárias; operações aéreas, entre outros destaques.
Congresso - Com um público formado, em sua maioria, por funcionários públicos e profissionais do setor de segurança pública, em sua última edição, o COP Internacional bateu recorde de participantes, com mais de 9 mil pessoas prestigiando as palestras, reuniões e exposições. Para este ano, o congresso conta novamente com o apoio institucional da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e a programação do evento está totalmente pensada para qualificar e atualizar os profissionais do setor. Paralelo ao congresso, acontecem reuniões e encontros oficiais de autoridades e a já consagrada Feira de Negócios, reunindo mais de 50 empresas atuantes do setor bélico, tático, outdoor e tecnológico, que expõem seus equipamentos e soluções.
Fonte: ASCOM / SESP RJ