Programa RJ Digital Municípios avança em Piraí

Programa RJ Digital Municípios avança em Piraí
Programa RJ Digital Municípios avança em Piraí

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital e do PRODERJ, deu mais um passo na modernização da gestão pública com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em Piraí. A cidade passou a utilizar oficialmente a plataforma nesta segunda-feira (30), em ação do Programa RJ Digital Municípios. O sistema digitaliza processos e amplia o acesso da população a serviços públicos com mais transparência, sustentabilidade e eficiência.

Para o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, a adoção do SEI por Piraí reforça o compromisso do Estado com uma gestão pública mais conectada. 

“A parceria com os municípios permite que a transformação digital avance de forma concreta, com impacto direto na vida das pessoas, na administração municipal e na rotina do cidadão fluminense, que passa a contar com serviços públicos mais eficientes e acessíveis”, destacou o secretário. 

Com o novo sistema, atividades como ofícios, memorandos e processos licitatórios passaram a tramitar de forma totalmente digital, garantindo mais agilidade, segurança e economia. A iniciativa também contribui para a redução do uso de papel e para uma administração pública mais sustentável.

Atualmente, cerca de 70% dos municípios fluminenses já aderiram ao Programa RJ Digital Municípios, desenvolvido em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Além de Piraí, cidades como Angra dos Reis, Volta Redonda, Japeri e Resende já utilizam o sistema.

“A implementação definitiva do SEI em Piraí representa um marco na modernização da nossa gestão. Estamos eliminando a burocracia, economizando recursos e garantindo mais agilidade e transparência para a população. É a tecnologia a serviço de uma administração mais eficiente, sustentável e conectada com o futuro”, destacou o prefeito Luiz Fernando Pezão.

O SEI foi desenvolvido pelo TRF4 e é cedido gratuitamente a estados e municípios que buscam avançar na digitalização de seus processos administrativos e melhorar a prestação de serviços à população.

Tecnologia