play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Seplag-RJ participa do evento Integra REDECOR-RJ

Seplag-RJ participa do evento Integra REDECOR-RJ
Integra REDECOR-RJ - site 01
A programação contou com debates e palestras para as Unidades de Corregedorias Setoriais

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão participou nesta terça-feira (29/04) do evento ‘Integra REDECOR-RJ’. O encontro promovido pela Controladoria Geral do Estado, abordou temas sobre voltados a área correcional, assim como esclarecimentos e orientações quanto aos procedimentos administrativos disciplinares visando fortalecer a integração e cooperação entre a Corregedoria Geral do Estado e as Unidades de Corregedorias Setoriais.

A programação contou com debates e palestras e reuniu os servidores das unidades no auditório da Seplag. Para a corregedora da SEPLAG, Juliana da Rocha Pereira, iniciativas como essa são cruciais para o aprimoramento e a valorização da atividade correcional. Ela ressaltou que o caminho para o fortalecimento correcional passa pela atualização e unificação das legislações, consolidação de entendimentos e alinhamento dos procedimentos adotados pelas unidades.

“Ações voltadas ao investimento em capacitação continuada, valorização do servidor que atua na área correcional e o fomento de ações de conscientização dos gestores, como as que têm sido realizadas, trazem grandes avanços ao papel estratégico da Corregedoria no processo de tomada de decisão e melhoria da imagem institucional e cultura organizacional”, pontuou.

No âmbito da Rede de Controle Correcional do Estado do Rio de Janeiro (REDECOR-RJ), as Unidades de Corregedorias Setoriais, ou órgãos equivalentes, assumem papel estratégico na consolidação das práticas de integridade e transparência no serviço público.

Dentre as principais atribuições, está a responsabilidade de exercer, diretamente, as atividades de correição dentro dos seus respectivos órgãos ou entidades. Essas unidades também atuam de forma integrada com o Sistema de Controle Interno do Estado, participando de ações conjuntas que visam o fortalecimento dos mecanismos de fiscalização e responsabilização.

Além disso, as corregedorias setoriais podem propor ao órgão medidas que contribuam para a eficácia dos procedimentos operacionais ligados às atividades de correição, aprimorando continuamente as práticas administrativas e reforçando a governança pública.