Seplag-RJ encerra o primeiro curso de Gestão e Fiscalização de Contratos para servidores estaduais

Após três meses de curso, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão(Seplag-RJ) finalizou as aulas da primeira turma do curso de Gestão e Fiscalização de Contratos, na última sexta-feira (18/10). Os participantes puderam aprender de forma integrada e abrangente cada etapa do ciclo das compras e contratações públicas, além da gestão de contratos.
O conteúdo programático do curso foi voltado para nivelar o conhecimento dos participantes sobre todo o ciclo das contratações com temas voltados sobre a introdução à gestão e fiscalização, prestação de contas, negociação entre outros. A capacitação, realizada por meio de uma ação conjunta entre a Subsecretaria de Logística e Escola de Gestão Pública (Egep-RJ), também contou com a participação de palestrantes externos.
“A gestão de contratos públicos envolve uma série de etapas complexas, desde a fase de planejamento da licitação até a execução e finalização dos contratos. Cada uma dessas fases, inclusive a de fiscalização, demanda rigor técnico e conhecimento das normas e melhores práticas vigentes”, explica o subsecretário de Logística, Rodrigo Oliveira.
Um dos participantes dessa turma foi o diretor da Divisão de Administração da Fundação Santa Cabrini, Marcelo Braves. Para ele, a reciclagem de habilidades e a atualização constante são essenciais para garantir a aptidão ao enfrentar as mudanças e evoluções que surgem na administração pública.
“Nós temos esse recurso agora, que é o recurso de conhecimento que está sendo distribuído aqui na Seplag. A importância é saber que, de tempos em tempos, nós podemos contar com a reciclagem da nossa capacidade, para que possamos estar sempre bem preparados para todas as diferenças que podem acontecer na área”, comentou o diretor.
Para a assessora especial na Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL), Rita de Castro, o conteúdo programático trouxe à tona conhecimentos inéditos, que não faziam parte de seu repertório até então, e como isso tem aprimorado tanto sua rotina quanto o funcionamento do setor.
“Através do curso, coisas que eu não tive conhecimento, que até hoje eu também não sabia da existência, aprimorou o dia-a-dia da minha rotina, do setor, e tem sido cada vez mais uma forma de trazer ferramentas, conhecimentos, e só tem agregado e acrescentado cada vez mais no nosso desempenho”
Na etapa de conclusão, os alunos participaram de uma aula prática voltada para a utilização do Sistema Integrado de Gestão de Aquisições (SIGA). Além disso, os alunos tiveram que realizar uma prova no portal do aluno da Egep-RJ.