Seplag-RJ abre inscrições para a primeira edição do Curso de Metodologias Ágeis
A Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Escola de Gestão Pública e da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, abriu as inscrições nesta quarta-feira(09/03), para a primeira edição do Curso de Metodologias Ágeis na Gestão Pública. O curso é voltado para servidores estaduais e será realizado de forma presencial.
Os interessados devem se inscrever por meio do site oficial da Escola de Gestão, entre os dias 8 e 29 de abril de 2025 (até 12h). A confirmação das inscrições será enviada aos selecionados até 30 de abril e as aulas ocorrerão do dia 5 a 12 de maio, às segundas, quartas e sextas-feiras.
De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, a iniciativa tem como objetivo difundir conhecimentos e habilidades sobre metodologias ágeis, mostrando as abordagens modernas de gestão de projetos e processos que visam aumentar a eficiência, a colaboração, a capacidade de adaptação dos órgãos públicos diante de mudanças e desafios e a importância estratégica para o fortalecimento das competências dos servidores.
“Capacitações como esta reforçam o compromisso da Seplag-RJ com a valorização dos servidores, promovendo seu desenvolvimento profissional e pessoal. Investir no aperfeiçoamento de metodologias de gestão é fundamental para ampliar a efetividade das políticas públicas e garantir mais eficiência nos processos e serviços prestados à população”, destacou o secretário.
Para o diretor da Egep-RJ, Fábio Cassimiro, o curso reflete o compromisso da instituição com a modernização do setor público, por meio da qualificação contínua dos servidores e da introdução de abordagens mais dinâmicas e eficazes na administração estadual.
“A criação deste curso denota o compromisso da Escola com aprimoramento da gestão pública. Queremos estimular uma nova forma de pensar e executar projetos, com mais agilidade, foco na prestação de serviços para a sociedade e capacidade de adaptação”, explicou o diretor.
Após a aprovação no curso, os servidores terão desenvolvido competências fundamentais para aplicar metodologias ágeis em suas rotinas de trabalho, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, colaborativa e orientada a resultados.