Seplag conquista primeiro lugar no ranking da transparência da CGE-RJ

A Seplag conquistou o primeiro lugar no Ranking de Transparência da Controladoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (CGE-RJ). A premiação fez parte da cerimônia do X Encontro da Rede de Ouvidorias e Transparência do Estado do Rio. O evento foi realizado no Teatro Alcione Araújo, da Biblioteca Parque, no Centro.
Com o objetivo fortalecer a Rede de Ouvidorias e Transparência do Estado do Rio, o ranking avalia os quesitos que garantam o acesso à informação das atividades e ações realizados pelos 69 órgãos e entidades estaduais. A iniciativa visa ainda fomentar a participação popular em relação aos serviços prestados e a aplicação de recursos públicos.
Também são avaliadas as transparências ativa e passiva dos órgãos e entidades do Estado do Rio. A transparência ativa é a divulgação de informações por iniciativa do próprio órgão público, sem que tenha havido qualquer solicitação pela sociedade. Já a transparência passiva, o cidadão só obtém as respostas após requerimento à administração pública.
De acordo com a subsecretária de Controladoria Interna da Seplag, Elizabeth Mauro, o prêmio é resultado do alinhamento da Administração da SEPLAG às boas práticas de controle implementadas pela Controladoria Geral do Estado.
"As gerações mais novas tratam a transparência com naturalidade. Mas quem está na esfera pública há mais tempo, sabe a dificuldade que foi transformar a transparência em um direito efetivo do cidadão. A equipe da Seplag está de parabéns, pois não poupou esforços para conquistar esse prêmio", disse.
A premiação foi recebida pela subsecretária Elizabeth Mauro, representando o secretário Nelson Rocha, pela Ouvidora Myrla Santos e sua assistente Tamires Alvim.
Também foram ranqueados positivamente a Secretaria de Fazenda (Sefaz), a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o Instituto Vital Brazil, a Secretaria de Educação (Seeduc), a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio), o Instituto de Segurança Pública (ISP), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri), a Companhia Estadual de Habitação (Cehab) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).