play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

Artigos da Seplag-RJ ganham destaque em Congresso do Conseplan

Artigos da Seplag-RJ ganham destaque em Congresso do Conseplan
servidoras premiadas
Evento teve como objetivo aprimorar o processo de planejamento das políticas públicas e fortalecer a cooperação entre os entes

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro (Seplag-RJ) participou do I Congresso do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), realizado em Brasília entre os dias 6 e 8 de maio. O encontro teve como objetivo discutir inovações no monitoramento e na avaliação de políticas públicas, além de estratégias que fortaleçam a eficiência do orçamento e o planejamento governamental. O congresso também premiou dois trabalhos técnico-científicos da Seplag-RJ como os melhores em suas categorias, que poderão ser publicados na Revista Planejamento e Futuro.

-Esse reconhecimento é uma demonstração da excelência do corpo técnico da Seplag-RJ e do compromisso do nosso governo com o aprimoramento da gestão pública, garantindo que as políticas públicas cheguem com mais efetividade à ponta. Por isso, iniciativas como as que foram reconhecidas são fundamentais para que possamos fortalecer nossa capacidade de entrega para a sociedade - destaca o governador Cláudio Castro.

O congresso reuniu gestores estaduais e municipais, servidores públicos, especialistas, acadêmicos e estudantes a fim de promover a cooperação intergovernamental e troca de experiências, inovações e soluções estratégicas para fortalecer o planejamento e orçamento públicos.

Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Adilson Faria, o destaque ao trabalho dos servidores no Conseplan evidencia o compromisso em fortalecer a cultura do planejamento e o aprimoramento constante da gestão pública, refletindo o esforço constante da secretaria em tornar processos e estratégias mais eficientes para a administração estadual. 

-A conquista da nossa equipe no Congresso do Conseplan é um reconhecimento importante da qualificação técnica dos servidores da Seplag-RJ e do nosso compromisso permanente com a melhoria da gestão pública. Seguindo a orientação do governador Cláudio Castro, sempre muito atento à valorização e desenvolvimento dos servidores, temos intensificado as capacitações visando ao aperfeiçoamento dos instrumentos de planejamento governamental, além do fortalecimento da cultura do planejamento e da governança orçamentária - explica o secretário Adilson Faria.

Trabalhos selecionados para apresentação

O subsecretário de Planejamento e Orçamento da Seplag-RJ, Rafael Abreu, representou a secretaria durante o Conseplan, que reuniu especialistas e gestores públicos de todo o país. Ao todo, 12 trabalhos técnico-científicos foram certificados entre os 200 selecionados para apresentação em áreas temáticas. Entre os destaques, dois trabalhos produzidos por equipes da Seplag-RJ receberam certificação e estão entre os que poderão ser publicados na revista Planejamento e Futuro, do próprio Conseplan.

O primeiro deles, “Relatório de Acompanhamento: Uma Abordagem Integrada para a Carteira de Investimentos e Políticas Governamentais”, é de autoria de Sandra Suely do Vale Correa, Lidiane Jordão de Oliveira Barros e Vinicius Milward de Azevedo Reis, servidores da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. O estudo foi reconhecido como o melhor na área temática “Análises referentes ao Plano Plurianual (PPA), à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), à Lei Orçamentária Anual (LOA) e à articulação entre os diferentes instrumentos”.

Já o segundo trabalho, “Novas regionalizações e o planejamento territorial como ações estratégicas para implementação de políticas de desenvolvimento sustentável em cenário de austeridade fiscal nos estados”, de autoria de Luciana Pereira Leis, Marcos Thimoteo Dominguez e Leandro Galheigo Damaceno, da Subsecretaria de Planejamento Estratégico, foi reconhecido como o melhor trabalho na área temática “Planejamento regional e setorial, agendas transversais e marco lógico dos programas de duração continuada”.

Outros destaques

Outros dez artigos também ganharam destaque durante a programação, abordando o trabalho realizado pelos técnicos em suas respectivas áreas em temas como aplicação de inteligência artificial nos processos do Plano Plurianual, racionalização das despesas públicas e desafios entre modelos de monitoramento de resultados organizacionais e o planejamento institucional.

O evento foi realizado em colaboração com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e contou com uma programação diversificada, incluindo conferências, paineis temáticos e salas de debate.

auditório