Visita técnica na comunidade indígena Guarani Mbya em Maricá

Visita técnica na comunidade indígena Guarani Mbya em Maricá
foto

No dia 21 de fevereiro, os extensionistas da FIPERJ Bruno Ribeiro Plastina e Henrique Rhamnusia de Lima, do Escritório Regional Metropolitano IV (ERM IV), participaram de uma visita técnica à aldeia Mata Verde Bonita (Tekoá Kaaguy Porã), em Maricá, junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

A reunião teve como objetivo alinhar estratégias para o desenvolvimento de atividades aquícolas e pesqueiras na comunidade, garantindo o acesso a políticas públicas e promovendo a segurança alimentar dos indígenas.

A aldeia abriga cerca de 200 pessoas, incluindo 80 crianças e adolescentes, que serão beneficiadas por ações de extensão voltadas à saúde e educação ambiental. Também houve tratativas com a liderança da aldeia Céu Azul (Tekoa Ara Hovy), que será contemplada em uma próxima visita técnica.

Entre as próximas etapas, a FIPERJ auxiliará na regularização documental para atividades produtivas, além de capacitações em piscicultura e acesso a benefícios sociais específicos para indígenas.

A Funai também se comprometeu a fornecer recursos materiais para a criação de peixes e convidou os extensionistas para uma ação social no Programa AcessaJus, prevista para abril.

 Seguimos fortalecendo parcerias para promover desenvolvimento sustentável!