Visita técnica na comunidade indígena Guarani Mbya em Maricá

No dia 21 de fevereiro, os extensionistas da FIPERJ Bruno Ribeiro Plastina e Henrique Rhamnusia de Lima, do Escritório Regional Metropolitano IV (ERM IV), participaram de uma visita técnica à aldeia Mata Verde Bonita (Tekoá Kaaguy Porã), em Maricá, junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
A reunião teve como objetivo alinhar estratégias para o desenvolvimento de atividades aquícolas e pesqueiras na comunidade, garantindo o acesso a políticas públicas e promovendo a segurança alimentar dos indígenas.
A aldeia abriga cerca de 200 pessoas, incluindo 80 crianças e adolescentes, que serão beneficiadas por ações de extensão voltadas à saúde e educação ambiental. Também houve tratativas com a liderança da aldeia Céu Azul (Tekoa Ara Hovy), que será contemplada em uma próxima visita técnica.
Entre as próximas etapas, a FIPERJ auxiliará na regularização documental para atividades produtivas, além de capacitações em piscicultura e acesso a benefícios sociais específicos para indígenas.
A Funai também se comprometeu a fornecer recursos materiais para a criação de peixes e convidou os extensionistas para uma ação social no Programa AcessaJus, prevista para abril.
Seguimos fortalecendo parcerias para promover desenvolvimento sustentável!