Show da Madonna: Governo do Estado do Rio usa Centro Integrado de Comando e Controle Móvel no megashow da Madonna
cicc móvel

Veículo com tecnologia embarcada de ponta, de R$ 8,6 milhões, chegou hoje cedo à Praça do Lido, de onde atuará na segurança de 1,5 milhão de pessoas em Copacabana

O Governo do Estado do Rio de Janeiro está reunindo, para o megashow da Madonna, tecnologias embarcadas de ponta, de diversos países, para dar suporte logístico e operacional na área de segurança pública ao espetáculo na Praia de Copacabana, neste sábado (04/05). O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICM), um investimento de R$ 8,6 milhões, já está na Praça do Lido desde as primeiras horas do dia. Trata-se de um caminhão com equipamentos importados de informática, vídeos, radiocomunicação, software, entre outros, de várias partes do mundo, especialmente China, Estados Unidos e Suécia.

O CICM atua em eventos com multidões em solo fluminense. Só para o show da Rainha do Pop estão sendo esperadas mais de 1,5 milhão de pessoas. Posteriormente, o mesmo recurso, adaptado para transportar carga de 26,5 toneladas de ferramentas, será usado no Rock in Rio, em setembro; na conferência global G20, em novembro; e no Réveillon 2024/25.

O novo comando móvel faz parte do processo de reestruturação da Segurança Pública, que já recebeu investimento de R$ 3 bilhões, nos últimos dois anos, aplicados em tecnologia, equipamentos, Inteligência e outros recursos, garantindo bons resultados como a redução dos índices de criminalidade.

- É um veículo que reúne o que há de melhor e mais avançado em recursos tecnológicos no planeta. Ele é capaz de realizar atividades de comando e controle em áreas que concentram multidões. O CICM é um braço operacional do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O funcionamento de ambos, juntos, dá mais agilidade às ações, garantindo mais segurança aos grandes eventos – ressalta o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

A chegada do CICM a Copacabana chamou atenção de moradores e turistas que passavam. José Francisco Silva, 62 anos, que mora nas imediações da Praça do Lido, se animou com a segurança que o caminhão gigante representa em termos de tecnologia.

-  Receber este equipamento dá uma sensação muito boa de segurança. Impõe respeito e gostei muito. É vital para um evento desta proporção - disse José Francisco.

As amigas Lúcia Kátia Rosa, 61 anos, e Maria José Barbosa, 67, compartilham a mesma opinião.

-  Este reforço na segurança é fundamental. Notei que esta semana o policiamento aumentou no bairro, o que é muito bom. Vou receber amigos idosos e estou mais tranquila em relação à segurança - comentou Lúcia Kátia.

-  É muito bom contar com uma tecnologia deste porte em um evento tão grandioso - acrescentou Maria José.

Imagens em tempo real, reconhecimento facial e leitura de placas

De acordo com o diretor de Infraestruturas e Tecnologia do CICM, major PM Agdan Miranda Fernandes, o super caminhão da Polícia Militar possibilita auxílio imediato às equipes de agentes espalhadas pela orla para combater possíveis ações criminosas. Para se ter uma ideia, o zoom ótico e sem distorções de uma das câmeras, pode captar faces de cidadãos e suas características a longas distâncias.

-  As ferramentas do sistema embarcado, como drones e câmera de alta capacidade de zoom e térmica, acoplada a mastro telescópico, geram informações e imagens privilegiadas, que auxiliam agentes da Segurança Pública, Saúde e Defesa Civil, a terem condições de tomar decisões para intervenção imediata nos locais de possíveis crimes. Movimentações suspeitas também podem ser detectadas, prevenindo ataques ou perturbações da ordem num amplo perímetro ao redor do CICM – comentou Agdan.

O novo comando móvel recebe imagens em tempo real, transmitidas por drones, aeronaves tripuladas e câmeras instaladas em vias públicas. Possui ainda um gerador de energia para assegurar o funcionamento ininterrupto das atividades e instalações físicas adequadas para os 10 operadores que vão trabalhar nele e que passam por treinamento há sete meses, tempo que a PM levou para montar todo o aparato do caminhão.

O CICC Móvel dá suporte aos gestores das ações de policiamento, fornecendo informações em tempo real, através de imagens, sensores e dispositivos com softwares de reconhecimento facial e leitura de placas.

Para o major Agdan, o novo caminhão tecnológico é uma “poderosa aliada da corporação”, que, a cada evento de vulto, reforça em grande escala o seu efetivo, mobilizando policiais de diversas unidades, tanto as convencionais como as especializadas, além de operações especiais.

-  O policiamento das vias de acesso às áreas mais próximas do evento, com interdições de trânsito, instalação de pontos de bloqueio e de revistas com detectores de metais, além de torres de observação, também  contarão com a importante intervenção dos instrumentos acoplados ao CICM – completou.

Alguns dos equipamentos de última geração que compõem o CICM:

- 2 drones de longo alcance, com câmera de zoom (com capacidade de aproximar o alvo em até 200 vezes) e câmera térmica;

- 1 mastro telescópico para elevação de câmera;

- 1 câmera térmica de longo alcance;

- 6 câmeras de alta resolução;

- 12 câmeras móveis

- 5 posições de operadores com dois monitores de 42 polegadas cada;

- Sala de Crise com mesa de reunião para seis pessoas e tela interativa de toque;

- Servidor de imagens para envio dos vídeos das câmeras do caminhão ao CICC, permitindo a utilização de dispositivo de reconhecimento facial e de placas;

- Gerador principal e backup para permitir funcionamento ininterrupto;

- Controle de acesso por reconhecimento facial.

Fonte: ASCOM / SESP RJ