Parceria com ISP possibilita a criação de Coordenadoria de Análise Criminal da PM
Parceria com ISP possibilita a criação de Coordenadoria de Análise Criminal da PM
Renata Fortes e Priscilla Diniz
28/04/2010 15:17h
Em coletiva feita no Quartel General (QG) da PM, o diretor-presidente do Instituto de Segurança Pública, Ten Cel PM Paulo Augusto Souza Teixeira, e o chefe da recente Coordenadoria de Análise Criminal (CAC), Cel PM Robson Rodrigues, reuniram-se para falar das atualizações que serão feitas na Polícia Militar. Um novo órgão foi criado com o objetivo de analisar os dados e identificar as manchas criminais anotadas nos talões de registros de ocorrência.
O espaço onde ficará a CAC no QG da PM está sendo reformado para receber a Coordenadoria. A expectativa é de que em 45 dias as obras estejam prontas e, a partir daí, cerca de 15 policiais estejam aptos a iniciarem o planejamento do novo trabalho. Os policiais serão capacitados pela equipe do Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal do ISP, que já trabalham com os softwares que serão instalados na CAC.
A Coordenadoria de Análises Criminais vai funcionar em parceria com o ISP, sistematizando os dados da segurança no que tange a PM, trabalhando na qualificação e nas pesquisas. Segundo o Cel. Robson, a qualificação dos policiais da CAC irá contribuir para desafogar o trabalho feito pelos analistas criminais do ISP, já que hoje a demanda de pedidos dos batalhões ao órgão é enorme, sendo a PM a maior usuária das informações do Instituto. Os batalhões têm uma visão geral das estatísticas de segurança após a divulgação dos dados do ISP, mas a PM não precisa esperar essa divulgação para agir.
A ideia da CAC é utilizar os dados das delegacias, do Serviço Reservado, do Disque-Denúncia e também das informações passadas pelos Conselhos Comunitários de Segurança, que são uma importante fonte para as ações da PM. A partir da análise desses dados, os resultados serão repassados imediatamente aos comandantes de batalhões, permitindo uma ação mais eficaz da polícia.
O Ten Cel PM Teixeira falou sobre a importância dos dados para a PM: “Vimos um aumento na demanda para saber onde estava a mancha criminal. E a polícia precisa verificar as informações semanalmente para saber em que rua há mais crimes, em qual horário eles mais acontecem. A ida do Cel Mário Sérgio para o Comando Geral da PM foi muito importante, pois ele viu a necessidade das informações feitas pelo ISP. O trabalho da CAC vai permitir uma disponibilidade maior para a segurança, sendo mais uma fonte para a definição de políticas nas unidades operacionais.”
As informações que antes ficavam apenas nos talões de ocorrência (TRO) dos policiais e não iam para o sistema, passarão a ser analisadas pela nova coordenadoria, possibilitando a criação de um banco de dados com maiores detalhes. Este é mais um passo para a informatização da polícia, o que influencia diretamente na ação da mesma e na melhoria de seu serviço.
Assessoria de Imprensa do Instituto de Segurança Pública – ISP
Tel: 2332-9690 Renata Fortes 8596-5244
e-mail: rfortes@isp.rj.gov.br
www.isp.rj.gov.br