Adolescentes do PTPA participam de roda de conversa sobre ‘protagonismo e trabalho’ em Niterói

Empoderamento, protagonismo e trabalho’ foram temas abordados na roda de conversa mediada pela psicóloga Ana Carolina Videira e a educadora social Valdeci Freitas, integrantes do Núcleo de Atendimento à Crianças e Adolescente Vítimas de Violência (NACA/Niterói), com adolescentes do Programa de Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA), na quinta-feira (04/07), no Instituto Escolar Professor Ismael Coutinho (IEPIC), em São Domingos.

As técnicas do NACA/Niterói enalteceram a organização do evento e a efetiva participação dos alunos. Conforme os assuntos propostos, os adolescentes convergiam e divergiam, em acalorados debates, aludindo assuntos da atualidade, com temáticas voltadas à cidadania e ao trabalho, como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), igualdade de gênero, protagonismo, prevenção e combate ao abuso e assédio sexual, entre outros.

Roda de conversa: participação e abordagens livres

A psicóloga Ana Carolina Videira elogiou a iniciativa da coordenação do PTPA (Niterói) pela proposta de trabalhar atividades extracurriculares com conteúdos relevantes e atuais. Para Videira, a roda de conversa é uma excelente estratégia psicopedagógica para estimular o debate e o protagonismo dos alunos.

Nossa ideia, diferente de uma palestra, que direciona e organiza os temas, foi promover a roda de conversa. Esse formato dá oportunidade aos alunos de falarem sobre eles próprios e os temas, de forma aleatória, estimulando a participação e provocando abordagens sobre assuntos inerentes à cidadania e ao mercado de trabalho”, explicou a psicóloga.

Foram os alunos que conduziram o debate”

A pedagoga e educadora social Valdeci Freitas ressaltou a importância de abordar temas como protagonismo, empoderamento feminino, gênero e trabalho no âmbito da proposta do PTPA. Antes da roda de conversa, Freitas promoveu uma dinâmica de grupo sobre respiração, inspiração, e laços sociais como formas de administração de conflitos.

As dinâmicas são fundamentais para ajudá-los a refletir sobre suas relações sociais. De forma simples, mostrei que a respiração pausada, por exemplo, pode ajudar a refletir sobre uma reação inadequada ou uma resposta precipitada. O respeito à opinião alheia, ao ‘tempo’ de resposta também são importantes para vida deles no trabalho. Contudo, nós fizemos apenas a mediação, foram os alunos que conduziram o debate”, explicou a educadora.

Exercer o lugar de fala é uma forma de protagonismo’

A importância do protagonismo foi um dos pontos ressaltados pelo coordenador do PTPA/Niterói, Davi Rosa de Paulo, que, enalteceu a forma como ocorreu o debate e a temática propícia ao período de turbulências vivenciados pela maioria dos adolescentes.

Como a maioria dos adolescentes, eles parecem estar em um ‘vulcão em erupção’. São muitas questões, dúvidas, embates e diferenças que precisam ser debatidas. Na roda de conversa, eles falaram o que pensam e ouviram diversos posicionamentos. Exercer o lugar de fala é uma forma de protagonismo”, ressalta o coordenador.

A roda de conversa foi realizada em parceria entre o NACA/Niterói e a coordenação do PTPA (Niterói) e contou com a participação do professor de mídias sociais (PTPA) Charles Rodrigues, que participou da organização do evento.