Ceasa de Irajá promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate à Tuberculose
Ceasa de Irajá promove ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate à Tuberculose
Responsabilidade Social

Na última segunda-feira, 18 de novembro, a Ceasa de Irajá foi palco de uma ação em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado no domingo, 17 de novembro. Agentes de saúde de Clínicas da Família, ligadas à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, percorreram ruas e pavilhões da central de abastecimento para conscientizar trabalhadores e frequentadores sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento contínuo da tuberculose.

A tuberculose, uma doença infecciosa e transmissível causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, tem cura e conta com um tratamento gratuito e eficaz disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar disso, o abandono do tratamento ainda é um desafio no combate à doença, tornando ações de educação e conscientização fundamentais para aumentar a adesão dos pacientes.

O evento foi realizado em parceria com o site Tuberculose tem Cura (www.TBCura.com), que tem como objetivo disseminar informações sobre a doença e estimular a busca por atendimento médico. A iniciativa também contou com o apoio do Fórum de Tuberculose do Rio de Janeiro, da Coordenadoria de Atenção Primária em Saúde da região e da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (Unacoop).

Durante a ação, foram distribuídos materiais educativos, cartilhas sobre cuidados, prevenção, tratamento e pós alta, kits com dicas, realizadas orientações sobre os sintomas da tuberculose – como tosse persistente por mais de três semanas, febre, cansaço e emagrecimento – e reforçada a importância de buscar atendimento em unidades de saúde ao notar os sinais da doença.

“A tuberculose tem cura, mas o tratamento precisa ser seguido corretamente. Essa conscientização é essencial para reduzirmos os índices de abandono e fortalecermos o combate à doença”, destacou a presidente da Ceasa/RJ, Bianca de Carvalho.

“Nos dividimos em equipes e saímos a campo distribuindo os materiais e orientando a população. Conseguimos falar com muitas pessoas e direcioná-las ao tratamento. Estabelecer essa parceria com a Ceasa e a Unacoop será ótimo para combatermos essa doença”, destacou o gestor do site TBCura, do grupo de Apoio ao Combate da Tuberculose, Rodolfo Mori.

Participaram ainda da ação agentes de saúde das Clínicas da Família Cypriano Chagas e Edma Valadão, ambas de Coelho Neto; C.F. Carlos Cruz Lima, de Colégio; e C.F. Marcos Valadão, de Acari.