play

OUÇA A RÁDIO ROQUETTE-PINTO

94FM

MIS recebe primeiros equipamentos para a implantação do sistema de ar-condicionado

MIS recebe primeiros equipamentos para a implantação do sistema de ar-condicionado
MIS recebe primeiros equipamentos para a implantação do sistema de ar-condicionado

06 de maio de 2025

As obras para conclusão da nova sede do Museu de Imagem e do Som de Copacabana (MIS), realizadas pelo Governo do Estado, avançam mais um passo com a chegada dos primeiros equipamentos para implantação do sistema de climatização. Os aparelhos de ar condicionado foram içados com o auxílio de dois caminhões guindastes, com capacidade para transportar 110 toneladas. Essa nova fase das intervenções foi acompanhada por técnicos da pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP) e operários do Consórcio Copacabana, que venceu a licitação para as obras internas do MIS.

— Referência de arte e cultura para o morador e o turista, nosso empenho é forte para colocar o museu em funcionamento o quanto antes. Essa grande e desafiadora obra vai completar um dos cenários mais bonitos na nossa capital e a climatização é essencial para garantir a preservação do acervo e o conforto do público. E a integração entre as equipes está garantindo o andamento simultâneo das frentes internas e externas – atestou o governador Claudio Castro.

 As obras internas, que incluem a conclusão de projetos de acústica, iluminação, redes hidráulica e elétrica, sistema de ar-condicionado, pressurização de escadas, sistema de incêndio e paisagismo, têm investimento de R$ 74,6 milhões. As obras na área externa foram iniciadas em 11 de abril e envolvem a complementação e revitalização das fachadas, incluindo elementos metálicos e vidros, da nova sede do MIS. O investimento é de R$ 12,1 milhões.

Modernidade, tecnologia e acessibilidade: uma viagem pela cultura

A construção da nova sede do MIS, conduzida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da SEIOP, em parceria com a Secretaria de Cultura, segue uma proposta inovadora e moderna. O projeto arquitetônico, desenvolvido pelo escritório americano Diller Scofidio + Renfro e executado com o apoio do escritório Índio da Costa, promete oferecer uma experiência única e imersiva ao público, com instalações expositivas baseadas em tecnologia digital. O prédio se destaca por seu design, inspirado na paisagem de Copacabana, e funciona como um boulevard vertical que conduz o visitante a uma viagem pela cultura carioca e brasileira. No interior, o público encontrará exposições interativas que abordam desde o samba e a música popular brasileira até o carnaval e a trajetória de grandes personalidades, como Carmen Miranda.

O museu ainda contará com uma boate, cine-teatro, café, restaurante panorâmico e um cinema a céu aberto no terraço. A acessibilidade será uma prioridade com audioguias em três idiomas e maquetes táteis.